Cursos do Cesusc são estrelados no Guia do Estudante Editora Abril

5 de setembro de 2012

Três Cursos de Bacharelado da Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis, mantida pelo Cesusc, foram estrelados pela sua excelência no ensino na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE) da Editora Abril. Administração, Direito e Psicologia estarão presentes na publicação GE Profissões Vestibular 2013, que passa a circular nas bancas a partir do dia 25 de outubro de 2012. O Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores não participou dessa avaliação.

Entre os Cursos estrelados, o Curso de Administração recebe o título pela quarta vez consecutiva, já o Curso de Direto é a segunda vez – a primeira ocorreu em 2008. O Curso de Psicologia ingressou pela primeira vez nesse hall das Melhores Universidades do País.

Segundo a Direção Geral, esse resultado ressalta o comprometimento da Faculdade com a qualidade de ensino e qualificação do Corpo Docente, bem como a diferenciação dos Cursos em relação ao Mercado de Trabalho.

Como é feito o ranking de Cursos Superiores?
Fonte: Blog Melhores Universidades – Editora Abril

Ele é realizado a partir dos dados da avaliação anual de Cursos Superiores, realizada pelo Guia do Estudante (GE) há mais de 22 anos.

Durante nove meses, os profissionais do GE contam com a ajuda de professores e coordenadores de 2.053 Faculdades para atribuir os conceitos aos cursos avaliados.

Não são todos os Cursos de todas as Faculdades que podem ser medidos, eles precisam seguir os seguintes critérios:

– ser um Curso de bacharelado ou bacharelado e licenciatura (ambas simultaneamente) – com exceção de Pedagogia e Educação Física, considerados licenciaturas;
– possuir turma formada há pelo menos um ano;
– ser presencial;
– ter turmas em andamento e ser oferecido no próximo processo seletivo.

Depois de definidos, os cursos são avaliados por professores e coordenadores. A avaliação é feita com base em um questionário preenchido pelo coordenador de cada graduação, além do conhecimento prévio que o avaliador possui sobre a faculdade que vai analisar.

Cada pessoa pode avaliar até 35 cursos diferentes, todos da região que lecionam, desde que não sejam da instituição em que trabalham. A avaliação é feita por conceitos: excelente (5 estrelas), muito bom (quatro estrelas), bom (três estrelas), regular, ruim e “prefiro não opinar”. Além disso, a própria avaliação do GE nos 5 últimos anos influencia no resultado final.

O Guia do Estudante, então, faz uma média dessas avaliações, que se torna o número final de estrelas de cada curso. No blog, postamos os rankings feitos com base nessa pesquisa, mas também postamos rankings feitos por outras instituições e com outros critérios