Edésio Passos recebe o título de Doutor Honoris Causa

14 de agosto de 2012

O advogado, militante e defensor dos direitos trabalhistas, Dr. Edésio Franco Passos, emocionou-se ao receber, nesta segunda-feira (13), o título de Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis, mantida pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc). Seus 50 anos de profissão foram homenageados em um cerimonial para a entrega da honraria, a maior que uma Instituição de Ensino pode conceder. Além desse título, a Faculdade ainda designou que uma de suas salas de aula ganhe o nome de Edésio Passos.

O homenageado é formado em Jornalismo e em Direito pela Universidade Federal do Paraná e foi um dos pioneiros na defesa do Direito Coletivo no Estado. Militou contra a Ditadura Militar na década de 60 e chegou a ser preso por envolvimento com o Partido Comunista.

Mais tarde, ajudou na fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) e foi um de seus principais dirigentes. Chegou a ser eleito Deputado Federal pelo Partido e atuou durante o Impeachment do ex-presidente Fernando Collor. Atualmente, é Diretor Administrativo da Empresa Itaipu Binacional. O percurso de Edésio mistura-se com a história da luta dos trabalhadores brasileiros, da política nacional e da própria região sul do País. (Veja o documentário)

O advogado relembrou todas essas histórias durante sua fala, algumas vezes interrompida pela emoção. Ele leu palavras da filha de nove anos que, entre outros adjetivos, chamava-o de bonito, modesto e prudente. Fez questão ainda de passar os ensinamentos de Zuenir Ventura, Nelson Mandela e da presidente Dilma Rousseff. Descontraído, contou casos dos anos de Ditadura, quando era considerado um subversivo, e relembrou momentos da sua vida de estudante e militante.

Finalizou falando sobre as crises contemporâneas do capitalismo nos Estados Unidos, na Europa e no Brasil e alertou para os problemas atuais dos trabalhadores do País. Mesmo aos 73 anos, Edésio continua preocupado e atuando com a questão trabalhista.

A mesa diretiva da cerimônia foi composta pela Diretora Geral da Faculdade, Dra. Betina Ines Backes, que realizou o ritual de concessão do título, o Mantenedor e Diretor Presidente do Cesusc, Dr. Prudente José Silveira Mello, que levou o homenageado à mesa, e o diretor do Instituto de Estudos e Pesquisas Juridicas e Culturais (IPEJ), Mario Muller de Oliveira.

Ao final da sessão, Edésio dirigiu-se até a biblioteca onde o aguardava uma exposição de fotos suas durante a época de comícios, muitas delas ao lado do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. No mesmo local, ele autografou exemplares do novo livro “Edésio Passos: 50 anos de advocacia”. (Saiba mais sobre o projeto)

Veja mais fotos do evento no Facebook do Cesusc