Alunos de Direito participam de júri simulado

25 de junho de 2012

Na última sexta-feira, 22 de junho, a turma da 7ª fase do Curso de Direito do Cesusc participou de um júri simulado organizado pelo Professor Jonas Ramos, como parte da disciplina Prática e Pesquisa em Direito II.

A atividade, que acontece esporadicamente, reproduz uma sessão de julgamento. A turma é dividida entre promotores, advogados e júri, e um caso é estudado e julgado como em um tribunal. Assim, um grupo fica responsável pela acusação, outro pela defesa e um terceiro pelo julgamento do caso a partir do confronto estabelecido entre as partes.

Um quarto grupo observa o que foi verbalizado e, mediante estudo de um texto, opinará sobre o desempenho das demais equipes.

Para o Professor, “o júri simulado é uma oportunidade para os alunos colocarem em prática aquilo que aprenderam em sala de aula”. É o aprendizado por meio da prática, indo além da leitura de julgamentos.