No dia 4 de maio, o primeiro debate docente de 2012 marcou a continuação do circuito de debates organizados pela Professora do Curso de Direito Debora Bonat e teve como objetivo avaliar os benefícios e prejuízos da adoção das cotas raciais nas Universidades brasileiras. Iniciados há quatro anos, esses debates pretendem promover a discussão acadêmica de temas atuais do Direito.
O ponto de partida para a análise nesta edição foi a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental ADPF 186, julgada recentemente pelo Supremo Tribunal Federal (relatório do Ministro Ricardo Lewandowski).
O documentário “Raça Humana”, que trata do caso, foi exibido para incrementar o debate entre os Professores Sandro Sell, Jonas Ramos, Márcio Harger, Paulo Potiara Veloso, Fabiano Hartmann e Dóris Ghilardi, em mesa presidida pela Professora Bonat.
Nesta edição a participação discente foi grande, com auditório lotado e intervenções pertinentes. Para manter essa participação, a professora pretende realizar dois debates docentes e um discente no próximo semestre.