Entre os dias 14 e 16 de maio, ocorre no Auditório do Cesusc o Seminário Para Todos – “O movimento político das pessoas com deficiência no Brasil”. Realizado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Jurídicas e Culturais (IPEJ) em parceria com a Secretaria de Diretos Humanos da Presidência da República e patrocínio da Itaipu Binacional, o evento é composto por palestras e debates e conta com importantes nomes do Estado e do País.
Um dos principais pontos do Seminário é a importância da inclusão, abordada com destaque na mesa que leva o mesmo nome do evento, “Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil”.
O Secretário Nacional de Promoção da Pessoa com Deficiência da Secretaria dos Direitos Humanos Antônio José Ferreira enfatizou que o deficiente não deve ser tratado como tal, mas com normalidade. A deputada Luciane Carminatti e o Diretor Administrativo da Itaipu Binacional Edésio Passos, participantes da mesa, fizeram coro ao discurso de Ferreira.
O Secretário Nacional ressaltou a importância de tratarmos a pessoa com deficiência como um igual. “A pessoa com deficiência não é especial e nem portadora. É antes de tudo uma pessoa. E especial é alguém querido por vocês, são os seus familiares”, referindo-se à plateia.
Antônio José Ferreira elogiou a iniciativa do IPEJ e do Cesusc na promoção de um debate amplo e corajoso, instigando a necessidade da realização de outros pelo Brasil.
O Seminário Para Todos encerra-se hoje, às 19 horas, com a mesa “Perspectivas e Construção do Direito à Inclusão”, composta pelo Desembargador do Terminal Regional do Trabalho/PR Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, pela Procuradora do Ministério Público Federal/SC Analúcia Hartmann, pelo deputado estadual Jailson Lima e pelo Juiz do Trabalho/SC Alexandre Ramos.