Audiência Simulada é oportunidade de aprendizado para acadêmicos de Direito

3 de setembro de 2008

Uma audiência de instrução e julgamento é exercício desafiador para um advogado, mesmo o mais experiente. Para os estudantes da sétima fase do curso de Direito do Cesusc, a dinâmica das audiências fica mais próxima do dia-a-dia por meio da disciplina de Prática Simulada I.

As turmas diurnas de Direito já iniciaram seus encontros de preparação (foto ao lado), sempre nas tardes de segundas-feiras. No quinto encontro ocorrerá a audiência propriamente dita.

Para a acadêmica Margareth Varella (na segunda foto ao lado, à direita), que trabalha há 25 anos como servidora do Poder Judiciário, essa é uma oportunidade de entender melhor os procedimentos que costuma vivenciar. “Como trabalho no Judiciário, sei como os procedimentos oficiais são realizados, mas nem sempre entendo o porquê. Aqui, na faculdade, tudo é explicado”, conta.

Para a colega de turma, Rosemari Machado Costa (na segunda foto ao lado, à esquerda), essa será a primeira experiência em uma audiência. “Vim estudar Direito, porque acho que é importante para todo mundo conhecer bem essa área. Muita gente não tem noção dos seus próprios direitos”, explica.

Segundo a professora da disciplina e idealizadora desse exercício prático, Iôni Heiderscheidt, o Cesusc é a uma das poucas instituições do Estado a oferecer essa proposta aos estudantes. “A audiência simulada é uma oportunidade em que os acadêmicos podem experimentar, além do técnico, o clima e a temperatura de uma situação em que logo se encontrarão. É uma ocasião em que práticas simples, como a forma de se vestir e o comportamento do juiz e do promotor são observados com maior propriedade”.

Além disso, a prática prepara os alunos para a atuação no Escritório de Atendimento Jurídico (ESAJ), no qual ingressam a partir da oitava fase. A turma da sétima fase de Direito Noturno, por sua vez, realizará os encontros de preparação e audiência simulada tão logo se encerre a seqüência de encontros da turma diurna.