Cesusc recebe selo de Empresa Solidária do Hemosc

  • Data de publicação
    31 de janeiro de 2012
  • Discussão
    Nenhum comentário

O Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina, órgão mantenedor da Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis, recebeu do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), com o apoio da Fundação de Apoio ao Hemosc e Cepon (Fahece), o selo de Empresa Solidária Hemosc por contribuir com diversas doações de sangue no ano passado.

Segundo a Coordenadora do Projeto Empresa Solidária do Hemosc, Deise Vicente Oliveira Veloso, a meta no ano passado era de 36 mil candidatos a doação de sangue para a região da Grande Florianópolis, e o ano foi finalizado com 36.396 doadores.

No ano passado, a Faculdade realizou diversas ações para estimular a consciência solidária e a responsabilidade social, entre elas o Dia da Responsabilidade Social envolvendo todos os Cursos de Graduação e a V Gincana Social, evento paralelo a VI Semana de Administração do Cesusc, que arrecadou 979 itens, entre brinquedos, livros e material escolar, 126 cestas básicas (correspondendo a mais de 700 kg de alimentos) e mais de 100 doações de sangue e 34 de medula óssea.

Com as doações de medula óssea, uma acadêmica do Curso de Administração do Cesusc foi chamada pelo Hemocentro, por a sua compatibilidade e a possibilidade de fazer a doação de medula na tentativa de salvar e dar esperança a outra pessoa. Segundo o Ministério da Saúde, a chance de se encontrar uma medula compatível entre doador e receptor pode chegar em 1 em 1 milhão.

A pedido do Hemocentro, nomes de doador e receptor e informações sobre os procedimentos (sucesso ou insucesso) do transplante de medula só poderão ser divulgados após dois anos da realização da cirurgia.