Curso de Direito acima da média estadual e nacional segundo Exame da OAB

19 de janeiro de 2012

Foi divulgado, no início desta semana, o índice de aprovação por Instituição de Ensino Superior, do 5º Exame Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), realizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), que aponta o Curso de Direito da Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis, mantida pelo Cesusc, entre os melhores do Estado e acima da média estadual (29,09%) e nacional (24,52%).

O Coordenador de Direito do Cesusc, Professor MSc. Rogério Duarte da Silva, destacou o desempenho dos alunos da Faculdade, mas ressaltou que os resultados podem melhorar. “Tivemos 49% de aprovação na primeira fase e 31, 87% na segunda etapa. Vamos fazer uma leitura dos resultados e verificar as deficiências em relação ao conteúdo da segunda etapa do exame de ordem para implementar ações, tanto na disciplinas como no novo Núcleo de Prática e Pesquisa em Direito, visando aumentar nossos índices de aprovação”.

A Direção Geral da Faculdade comunicou à Ordem dos Advogados do Brasil um erro na publicação dos aprovados que deve ser brevemente corrigido. A Instituição foi cadastrada duas vezes: como Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis (FCSF) e como Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc) o que dividiu o índice de aprovação no Exame.

Após a correção do erro, o resultado será de 204 alunos inscritos na primeira fase, com 49,75% aprovados, e 99 selecionados na 2ª Fase resultando no índice de 31,84% aprovados.

Vale destacar que Santa Catarina ficou em segundo lugar no ranking de desempenho das Instituições de Ensino Superior no Exame. Outra informação a ser analisada com mais critério são os números de inscritos nas Instituições no Estado. A Faculdade Cesusc foi a segunda com maior número de inscritos, considerando que outras Faculdades obtiveram percentual acima com menos de 50 inscritos.