Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo recebe título Doutor Honoris Causa

29 de agosto de 2011

Na última sexta-feira, dia 26, a Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis, mantida pelo Cesusc, concedeu o título de Doutor Honoris Causa ao Ministro da Justiça, Dr. José Eduardo Cardozo. O evento lotou o Auditório da Instituição que recebeu a visita de dezenas autoridades federais, estaduais e municipais, bem como movimentos sindicais e a comunidade acadêmica e externa. (Veja as fotos do evento).

A mesa diretora foi formada pela Diretora Geral da Faculdade, Dra. Betina Ines Backes, pelo Mantenedor e Presidente Honorífico do Cesusc, Dr. Edmundo Lima de Arruda Júnior, pelo Mantenedor e Diretor Institucional do Cesusc, Dr. Prudente José Silveira Mello (que convidou e conduziu o homenageado à mesa) e pelo Mantenedor Antônio Carlos Nunes. O título foi conferido pela Diretora Geral da Faculdade.

Foto: Diretora Geral da Faculdade outorgando o título Doutor Honoris Causa a José Eduardo Cardozo

A saudação ao homenageado foi realizada pelo Presidente Honorífico do Cesusc, Dr. Edmundo Lima de Arruda Junior, que num discurso muito pontual apresentou a Instituição, destacando os desafios alcançados pelo Cesusc, e confessou a imensa alegria de conceder o título a uma pessoa com o currículo e vida ativa em prol da boa política. “Caro Ministro da Justiça, acompanhamos o vosso papel, inclusive dentro do Partido dos Trabalhadores, primando pela autonomia e discordando com firmeza moral. Isso faz a diferença! Gente como Vossa Senhoria, nos é um alento”.

Foto: Presidente Honorífico do Cesusc fazendo saudação ao homenageado

O homenageado agradeceu a honraria e contou trechos de sua caminhada como Advogado, Procurador, Professor e Ministro da Justiça e relembrou um lema que o persegue desde os bancos da Faculdade: a relação entre o Poder e a Justiça no País. (Assista o discurso do Ministro da Justiça na íntegra: Parte 1 | Parte 2 | Parte 3).

Foto: Mesa Diretora e o Cortejo de Homenagem

Participaram do Cortejo de homenagem a Ministra de Relações Institucionais Ideli Salvatti; o Secretário Nacional de Justiça e Presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Dr. Paulo Abrão Pires Junior; a Secretária Nacional de Segurança Pública Regina Miki; a Secretária de Justiça e Cidadania de Santa Catarina, Excelentíssima Ada de Luca, representando o Governador do Estado Raimundo Colombo; o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho Dr. Gilmar Cavalieri; o Magistrado Amarildo Carlos de Lima, representando a Associação dos Magistrados do Trabalho da 12ª Região; Excelentíssimo Dr. André Dias Pereira, representando a Associação Nacional dos Defensores Públicos; Excelentíssima Senhora Helen Crystine Correa Sanches, representando o Procurador Geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina; o Vice-Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Santa Catarina, Dr. Márcio Luiz Fogaça Vicari e o Presidente da Câmara de Vereadores de Florianópolis, vereador Jaime Tonello.

O título é concedido pela Faculdade a professores, intelectuais, pessoas públicas ou cientistas ilustres, não pertencentes à Instituição, mas que tenham prestado relevantes serviços à mesma, ao ramo de conhecimento ou da atividade humana em que atua.

O convite foi feito pelo Diretor Institucional do Cesusc, Dr. Prudente José Silveira Mello, na presença do Secretário Nacional de Justiça e Presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Dr. Paulo Abrão Pires Junior, durante a 48ª Caravana da Anistia no Teatro da Universidade Católica de São Paulo (TUCA), no dia 18 de março de 2011.

Sobre José Eduardo Cardozo
O paulistano José Eduardo Cardozo é advogado, mestre e doutorando em Direito, além de procurador do município de São Paulo desde 1982. É também professor de Direito Administrativo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

Iniciou a militância política no Centro Acadêmico da Faculdade de Direito da PUC, onde se formou em Direito. Aos 28 anos, tornou-se secretário de Governo do município de São Paulo (1989-1992), na primeira gestão do Partido dos Trabalhadores (PT) na capital paulistana.

Foi vereador de São Paulo por três mandatos consecutivos e presidiu a Câmara Municipal durante dois anos. No legislativo paulistano, destacou-se na presidência de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), como a da Máfia dos Fiscais.

Por duas vezes foi eleito deputado federal, integrou a lista do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) como um dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Já no primeiro mandato como deputado assumiu a presidência da Comissão Especial da Reforma do Poder Judiciário e coordenou discussões sobre o acesso à Justiça e o Estatuto da Magistratura, entre outras.

É autor dos livros Da Retroatividade da Lei, pela Editora Revista dos Tribunais, e A Máfia das Propinas – Investigando a corrupção em São Paulo, lançado pela Editora Fundação Perseu Abramo. Também foi organizador, em parceria com João Eduardo Lopes e Márcia Walquiria Batista Santos, da obra Curso de Direito Administrativo Econômico-Vol 1, editado pela Malheiros editores em 2006.

Em 2010, foi um dos coordenadores da campanha vitoriosa de Dilma Rousseff à Presidência da República. Assumiu o Ministério da Justiça em 2 de janeiro de 2011.