PAC comemora os bons resultados do início do ano

  • Data de publicação
    3 de março de 2009
  • Discussão
    Nenhum comentário

O Posto de Atendimento e Conciliação do Cesusc (PAC), que funciona em prédio cedido pela Prefeitura localizado entre a Faculdade e o Terminal Integrado de Santo Antônio de Lisboa, esteve em plena atividade neste início de ano.

O número de atendimentos aumentou, tendo em vista as novas funções assumidas por esse órgão criado por meio de parceria entre o Cesusc e o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC) em 2006. Além de audiências que buscam solucionar conflitos por meio da conciliação, agora ali também são prestados atendimentos como Juizado Especial Cível (JEC), Juizado Especial Criminal (JECRIM) e Posto de Atendimento e Conciliação do Mercosul – que realiza audiências conciliatórias para casos envolvendo turistas advindos dos países do Mercosul.

Continua em funcionamento também a Unidade Judiciária Virtual Avançada, criada junto com o PAC, em 2006, e que hoje atende apenas aos casos encaminhados pelo Escritório de Atendimento Jurídico do Cesusc (ESAJ). Com tantas atribuições, o local recebeu o título de Fórum de Santo Antônio de Lisboa e passou a contar com a presença diária do Juiz Wilson Fontana, que já comandava as audiências da Unidade Judiciária Virtual, e agora se torna o magistrado responsável por todos os procedimentos tramitando no espaço.

Visitas – Os meses de janeiro e fevereiro foram igualmente marcados pela recepção a visitantes que vieram conhecer o modelo de trabalho adotado no PAC. O juiz auxiliar da presidência do Conselho Nacional de Justiça, Paulo de Tarso Tamburini, esteve ali a convite do Desembargador Marco Aurélio Gastaldi Buzzi, do TJ/SC. O Juiz pôde acompanhar audiências conciliatórias de atendimento a turistas e se disse impressionado com o funcionamento do PAM.

Também por recomendação do TJ/SC, representantes da UNIASELVI (Centro Universitário Leonardo Da Vinci), de Blumenau, estiveram no Cesusc para conhecer o PAC. Essa instituição de ensino está montando estrutura similar em seu campus e veio conhecer o modelo adotado pelo Cesusc. Os professores Heinrich Luiz Pasold e Rogério Donizete Cristofolini (na foto à esquerda, de pé) passaram uma tarde no PAC do Cesusc. Assistiram audiências, tiraram fotos e observaram a forma de atendimento.

O PAC funciona das 12h às 19h, e o contato pode ser feito pelo fone 3338-9256.