Não existiria um momento melhor para se discutir um termo pouco utilizado, mas muito necessário em Santa Catarina, o chamado “carnaval empresa”. A dependência de verbas públicas e a deficiência na forma de administrar as entidades carnavalescas fazem apaixonados pela folia, que estão com os olhos abertos diante da inércia, a clamar por alguma atitude.
Dentro dessa discussão super batida, existe ainda a falta de oportunidades para os jovens nos cargos administrativos dentro das escolas, ou seja, no comando da engrenagem. Por esta razão, admiro ainda mais iniciativas como a do compositor Conrado Laurindo.
A história do jovem Conrado iniciou em 1999, na escola de samba Consulado, ao desfilar na ala das crianças. Passou pela bateria da escola, onde ficou quatro anos, até em 2006 ingressar na ala de compositores e conquistar o segundo lugar no concurso de samba enredo. No ano seguinte vence pela primeira vez, junto à Willian Tadeu e Gustavo Real, a disputa do samba, baseado no enredo “Vinte luas de esperança, vinte luas de saudade… Das matas da Babitonga ao velho mundo!”. Mas, em 2008, desligou-se do Consulado e em 2009 foi para a Os Protegidos da Princesa, vencendo em 2009, 2010 e 2011 o concurso de samba enredo, com parceiros diferentes. Hoje ele contabiliza 52 trabalhos na avenida, juntando samba enredo e enredo nos municípios de Florianópolis, São José, São Francisco do Sul e trabalhos que concorreram, mas não venceram, em Laguna e no Rio de Janeiro.
Neste mês formou-se em Administração no Cesusc (Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina) e seu Trabalho de Conclusão de Curso recebeu o título: Planejamento Estratégico para a Escola de Samba Os Protegidos da Princesa. Detalhe: a banca lhe concedeu nota dez. Podemos dizer então que ele também é um campeão na academia. Achei o tema bem pertinente e convidei o ex-parceiro de escola de samba para um bate papo.
Marja: Sobre o que é especificamente o seu TCC?
Conrado: O objetivo geral do trabalho é propor um Planejamento Estratégico para a escola de samba Os Protegidos da Princesa tornar-se auto-sustentável. E o objetivo específico é realizar análise de ambiente; identificaroportunidade de melhoria; estruturar o Planejamento Estratégico.
Marja: Quais os setores da agremiação você explorou no trabalho?
Conrado: Diretoria Executiva em um todo, explorando basicamente o setor administrativo, financeiro e carnaval.
Marja: Quais as principais falhas que você enxerga no modelo de gestão das agremiações carnavalescas da Capital?
Conrado: Por tópico: 1.Falta de profissionalismo; 2.Definir formalmente sua missão, visão e valores, para que possa objetivar e visar metas concretas, possibilitando a agremiação ter estrutura, tornando-a competitiva e conseqüentemente auto sustentável; 3.Falta de comprometimento de alguns diretores da executiva; 4.Não possui plano de ação para as estratégias e suas atitudes são informais. Se esses tópicos citados acima forem analisados e revertidos, creio que é um caminho positivo para o sucesso futuro das agremiações em Florianópolis.
Marja: Podes citar algumas possíveis soluções, colocadas no seu TCC, para que uma escola consiga ter seu planejamento atualizado, contas em dia e execução do carnaval do ano seguinte sem correria?
Conrado: Um dos pontos fracos na escola que observei é a falta de profissionalismo e capacitação de alguns colaboradores para suas respectivas funções.
Abaixo o treinamento profissionalizante para seus colaboradores
Justificativa: Uma empresa com colaboradores capacitados para sua respectiva função agrega valor considerável para a organização. Para uma escola de samba não é diferente, a capacitação contínua de seus colaboradores, é fundamental para o crescimento da mesma.
Benefícios: Estrutura consideravelmente o ambiente interno da escola, com colaboradores capacitados para suas funções, fortalece o setor administrativo, profissionalizando os setores que necessitam de treinamento especifico.
Responsáveis: Responsável geral: Presidente da diretoria executiva
Coordenador: Diretor Administrativo
Implantação: Diretor Financeiro
Prazo de implantação: Inicio: Janeiro de 2012 / Término: Dezembro de 2012
Implantação: Definir quais são os setores prejudicados por colaboradores incapacitados para sua respectiva função; contratar profissionais para fornecer treinamento adequado para os colaboradores; contratar após a implantação, só profissionais capacitados para o setor administrativo.
Marja: Quanto à independência financeira das escolas, qual o melhor caminho para não precisarem esperar pelas verbas públicas?
Conrado: Primeiramente as escolas de samba que não tem uma sede própria, o ideal seria elaborar um projeto e captar recursos para a construção desse local, pois poderá fazer eventos mensais: uma maneira de divulgar as propostas para o carnaval seguinte; renda alternativa da subvenção pública (recurso financeiro); atrair componentes e simpatizantes para dentro da escola; conforto aos clientes que freqüentam a escola; conforto para os músicos que ensaiam semanalmente para o desfile; ensaios em dia de chuva; sala de reuniões.
Venda de produtos carnavalescos para comercialização durante o ano:A partir do momento que você disponibiliza materiais da escola como camisa, moletom, canetas, CDs, entre outros produtos, faz com que seus clientes se tornem fiéis. Adquirindo os produtos oferecidos pela escola, isso acarreta em uma mídia espontânea.
Quadro permanente de sócio: Possibilita a escola de samba Protegidos da Princesa, ter recursos financeiros próprios, paralelo à subvenção pública, estruturando consideravelmente sua situação financeira. Esclarecer o objetivo e o projeto da escola para seus clientes, mostrando sua missão, visão e valores já formalizadas, estipular um valor mensal para o quadro de associados; (através de cartão fidelidade: a) Cartão Amigo da Escola – contribuição de R$ 5,00 mensais; b) Cartão Membro da Comunidade – contribuição de R$ 10,00 mensais e c) Cartão “Sou Louco pela Protegidos” – contribuição de R$15,00 mensais e definir os benefícios que seus clientes obterão.
Marja: A chamada “escola de samba empresa” pode ser implantada em Florianópolis?
Conrado: Com profissionalismo e boa vontade de seus colaboradores (Diretoria executiva) juntamente com o seu conselho deliberativo, com certeza é possível implantarem as propostas.
Marja: Como a escola recebeu este projeto? Alguma chance de colocá-lo em prática?
Conrado: Em conversa com o Presidente Moacyr Gomes, que tenho enorme carinho e apreço, ele disse que não quer esse projeto na gaveta ou apenas para atingir uma nota e ser aprovado na faculdade, falou que quer sentar para discutir essas propostas e colocá-las em prática. Vamos aguardar.
Marja: Um sonho para conquistar no carnaval?
Conrado: Respeito de todos com todos, observo muitas brigas sem fundamentos, por egos, pessoas passando por cima das outras. Quando isto acabar e todos pensarem única e exclusivamente em prol da escola, as mudanças acontecerão naturalmente, assim como me deram uma oportunidade para mostrar o meu potencial, quero proporcionar futuramente o mesmo. Jovens talentos com certeza sempre serão bem vindos, pois é o futuro das nossas escolas!
Fonte: TVBV, colunista Marja Nunes.
A colunista Marja Nunes é Jornalista, graduada em Comunicação Social e atriz com registro profissional, com atuações no Brasil e na televisão portuguesa. Possui uma história de 16 anos no carnaval de Florianópolis e nesta trajetória conquistou alguns títulos: Rainha do Carnaval de Florianópolis em 2000; Musa do Carnaval de Santa Catarina em 2001 e 2002; Madrinha de Bateria do Gres. Consulado por seis anos consecutivos.
Foto: Da esquerda para direita- Professor Msc. Gustavo Bublitz, Conrado Laurindo e o professor Flávio Antônio Cozzatti.Crédito
Crédito: Júlia de Aguiar Laurindo