Professor do Cesusc participa de livro com lançamento em Brasília, DF

  • Data de publicação
    20 de junho de 2011
  • Discussão
    Nenhum comentário

O Professor de Direito Penal do Cesusc Ruben Rockenbach Manente e os autores de artigos André Luiz Machado, Carol Proner, Daniele Corrêa Santa Catarina, Antonio Henrique Graciano Suxberger, Dulce Martini Torzecki, Joaquín Herrera Flores, Jefferson Aparecido Dias, Ramiro Rockenbach da Silva Matos Teixeira de Almeida e Wilson Ramos Filho participam com seus textos reunidos no livro “Teoria Crítica dos Direitos Humanos: Das Lutas aos Direitos”.

A obra será lançada nesta terça-feira, dia 21, a partir das 18h30, no restaurante Carpe Diem (SCLS 104 bloco D) em Brasília (DF), e nos dias 08 e 09 de julho, no Rio de Janeiro (RJ).

Segundo o Professor Ruben Manente, o livro, com reflexões difundidas por Joaquín Herrera Flores, pensador e humanista espanhol (falecido em outubro de 2009), na obra coletiva de caráter multidisciplinar, parte de um mesmo marco teórico para abordar criticamente temas que vão desde a efetividade dos direitos sociais até a implementação dos direitos humanos no plano internacional. “Nessa jornada, compreende-se a superação do critério da riqueza econômica em favor do critério da riqueza humana, bem como as razões de uma abordagem crítica do sistema de justiça criminal, discutindo-se o direito processual como via emancipacionista. Além disso, revisita-se a teoria da reserva do possível em matéria orçamentária, promovendo-se a mobilização política como ferramenta de superação da “naturalização” das coisas, entre outros temas”.

O livro é fruto da parceria entre a Editora Lumen Juris e o Instituto de Direitos Humanos, Interculturalidade e Desenvolvimento.