DCE promove palestra sobre Segurança Pública com Cidadania

27 de maio de 2011

Na última quinta-feira (26), o Diretório Central dos Estudantes (DCE), com o apoio da Faculdade Cesusc, convidou o ex-Comandante-Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Sul, Cel. Gerson Nunes Pereira para ministrar uma palestra sobre “Segurança Pública com Cidadania”. O evento foi gratuito e contou com a participação de acadêmicos, membros da comunidade e profissionais de diversas áreas.

Foto:Cel. Gerson Nunes Pereira ministrando palestra

O Cel. Gerson Nunes Pereira contou algumas passagens da PMRS durante o seu comando e destacou que “as Polícias devem entender os movimentos sociais, pois nenhuma sociedade sobrevive sem eles. Sempre existiram e vão continuar assim. É preciso um entendimento entre as partes, a fim de minimizar os conflitos”.

Para o Vice-Presidente do DCE, acadêmico Marcio Porto, a palestra foi positiva. “Escolhemos alguém que pudesse abordar o tema de forma esclarecedora e com experiência suficiente para vislumbrar um novo olhar sobre a relação das Polícias com os cidadãos. Tenho certeza de que todos gostaram da palestra”.

O Diretório Central dos Estudantes do Cesusc pretende trazer outros temas no próximo semestre, como a Reforma Política, caso ela ainda esteja em discussão.

Sobre Gerson Nunes Pereira
Comandante do Pelotão de policiamento ostensivo da cidade de Torres, no Rio Grande do Sul; Representante da Brigada Militar no Congresso Nacional dos Jogos Acadêmicos das Academias de Polícia Militar, que reunia todas as academias formadoras dos oficiais de polícia e de bombeiros militares do País, no período de 1988 a 1993; Comandante do Pelotão Especial do Batalhão de Polícia Rodoviária da Brigada Militar; Chefe de Operações do Batalhão de Polícia Rodoviária da Brigada Militar; Integrante da Comissão Permanente de Avaliação Física da Briga Militar; Diretor da Escola de Educação Física da Brigada Militar; Comandante do Regimento de Polícia Montada de Passo Fundo, responsável pelo policiamento ostensivo daquela cidade; Chefe da Seção de Pessoal e Legislação do Estado Maior da Brigada Militar; Chefe da Seção de Operações e Inteligência do Estado Maior da Brigada Militar; Comandante do Comando de Policiamento da Região Metropolitana que englobava os municípios de Porto Alegre, e Grande Porto Alegre; Comandante Geral da Brigada Militar, no Biênio 2001 – 2002; Coordenador da Região Sul do Conselho de Comandantes Gerais de Polícias e Bombeiros Militares do Brasil; Desempenhou atividade docente na Brigada Militar durante 15 anos, nas seguintes escolas: Colégio Tiradentes (escola de 2o grau do Estado administrada pela Brigada Militar), Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Cabos e Soldados, Escola de Educação Física da Brigada Militar e Academia de Polícia Militar (escola responsável pela formação e aperfeiçoamento dos oficiais da Brigada Militar).

Entre os trabalhos produzidos: Trabalho de Conclusão do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais no Centro de Ensino da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina: “A Formação do Soldado de Polícia Militar para a Execução do Serviço de Policiamento Ostensivo frente aos Anseios da Comunidade”; Trabalho de Conclusão do Curso de Formação Política na Universidade Luterana do Brasil – Porto Alegre: “Segurança Pública – Polícia Militar como Polícia do Cidadão”; Pesquisa Científica realizada no Curso Superior de Polícia Militar, em Porto Alegre: “Estado Poder e Cidadania: Análise Relacional Focalizando o Estado e sua Influência sobre a Policia Militar na Proteção do Cidadão”; Autor do livro: “Segurança Pública em Debate – ex-Comandante geral da Brigada Militar relata suas experiências de 33 anos de serviço na Corporação, faz denúncias e aponta caminhos”, publicado no ano de 2006; Trabalho de Conclusão do Curso de Direito na Universidade de Caxias do Sul: Direito Desportivo – Lei 10.671/2003 – Estatuto de Defesa do Torcedor; Concluindo um segundo livro sob o título: “Um Diário da Segurança Pública”.