Aprendendo a Conciliar e Prática Simulada encerram Curso para Formação de Concil

25 de maio de 2011

Nesta quarta-feira (25), dando continuidade ao Curso para Formação de Conciliador, os participantes tiveram a oportunidade de prestigiar a palestra ministrada pela Coordenadora do Posto de Atendimento e Conciliação (PAC) do Cesusc, MSc. Iôni Heiderscheidt Nunes sobre o tema “Aprendendo a Conciliar: Experiência PAC/Cesusc e Tribunal de Justiça de Santa Catarina”.

A Coordenadora apresentou o perfil ideal para um conciliador que deve ser capacitado para a função e acreditar na capacidade de mudanças, respeitar as partes, manter a imparcialidade, ser paciente, comunicador e saber escutar e entender o que está nas entrelinhas.

Foto: Coordenadora do PAC Cesusc, MSc. Iôni Heiderscheidt Nunes ministrando palestra

“Precisamos preparar o conciliador para que ele domine as técnicas e tenha vocação para a função. Embora muitos tenham um perfil conciliador no seu dia-a-dia, exercer a conciliação requer alguns cuidados e técnicas para auxiliar na resolução do conflito”, disse a Coordenadora.

Ao final da palestra, a Coordenadora lançou, em primeira mão, o Curso de Pós-Graduação Especialização em Métodos não Adversariais de Resolução de Conflitos. As pré-inscrições estão abertas ao público.

Na sequência do Curso, foram apresentadas técnicas de conciliação de forma prática, simulando uma audiência de conciliação nos moldes do Posto de Atendimento e Conciliação do Cesusc. A prática foi apresentada pela Professora e conciliadora do PAC MSc. Clarissa Domingos e pelo Professor, advogado e conciliador do PAC Esp. Haroldo Glavan Pinto da Luz. A simulação contou com a atuação dos alunos da 8ª fase de Psicologia da Faculdade, Ionan Ferreira Santos e Taoana Padilha que participaram como atores.

Foto: Alunos da 8ª fase de Psicologia da Faculdade, Ionan dos Santos e Taoana Padilha (como atores) e
conciliadora do PAC MSc. Clarissa Domingos

Após a prática simulada, o Professor Haroldo Glavan Pinto da Luz contou um pouco de sua experiência como conciliador e acrescentou pontos facilitadores na resolução de conflito. “O conciliador não deve ter conhecimento das partes e suas pretensões antes da audiência, para afastar qualquer pré-conceito ou julgamento prévio e evitar o uso de linguagem técnica. A fala deve ser de fácil compreensão, independentemente do grau de instrução das partes”.

Foto:Coordenadora do PAC Cesusc, MSc. Iôni Heiderscheidt Nunes,Professora e conciliadora MSc. Clarissa Domingos
e pelo Professor, advogado e conciliador Esp. Haroldo Glavan Pinto da Luz

Para ele, é fundamental que o conciliador anote pontos relevantes de convergência durante a exposição das partes, a fim de minimizar os conflitos. “Se possível utilizar as mesmas palavras verbalizadas, no intuito de que as partes honrem as próprias palavras”. O Professor também atendeu a inúmeras dúvidas e questionamentos dos participantes.

Devido ao sucesso e a lista de pessoas que não puderam participar, e solicitaram uma nova edição do curso, a Coordenadora do PAC Iôni Heiderscheidt Nunes anunciou que haverá uma outra edição com data a ser marcada brevemente.