Os Direitos Humanos perde um grande lutador

2 de outubro de 2009

O Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc) comunica com tristeza, aos seus colaboradores e a comunidade, o falecimento do professor e Doutor Joaquín Herrera Flores.

O professor Joaquín Herrera Flores foi um grande colaborador dos mantenedores do Cesusc, mesmo antes do surgimento da instituição, atuando de forma vibrante nos congressos e encontros do Direito Alternativo.

Foi uma peça importante na criação deste Complexo de Ensino, se fazendo presente, nas suas vindas ao Brasil, e por diversas vezes palestrando aos acadêmicos do Curso de Direito.

Como forma de gratidão aos trabalhos realizados a esta instituição, o professor e Doutor Joaquín Herrera Flores foi homenageado, ainda em vida, pelo Cesusc levando seu nome a uma sala de aula para eternizar suas visitas e trazê-las, diariamente, à memória de alunos, professores e colaboradores.

Joaquín Herrera Flores nasceu em Triana, bairro cigano de Sevilha, Espanha, em 1955. Era professor titular de Filosofia do Direito e Teoria da Cultura, diretor do Curso de especialização em Direito à Cidadania e diretor do Curso de doutorado em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Universidade Pablo de Olavide, Sevilha, Espanha. Além disso, era professor do Cesusc, onde teve um de seus trabalhos editados: O Nome do Riso.

Na Espanha, publicou El vuelo de Anteo (2000), De habitaciones próprias y otros espacios negados (2004), Los derechos humanos como productos culturales. Crítica del humanismo abstrato (2005), El proceso cultural. Materiales para la criatividad humana (2006). É autor do Manifesto inflexivo (2007). No Brasil, foram lançados O processo cultural. Materiais para a criatividade humana (Forense), bem como Teoria crítica dos direitos humanos (Lúmen Iuris) entre outros. Entre seus últimos trabalho está a (Re)Invenção dos Direitos Humanos.