Novo CPC e Psicanálise na Conciliação são debatidos no Curso para Formação de Co

  • Data de publicação
    24 de maio de 2011
  • Discussão
    Nenhum comentário

No segundo dia do Curso para Formação de Conciliador, no auditório do Cesusc, os participantes puderam acompanhar uma aula sobre a “Conciliação no Novo Código Processual Civil (CPC)”, ministrada pelo Professor da Pós-Graduação Cesusc, Doutor em Direito Processual Civil, Dr. Eduardo de Avelar Lamy, e a “Contribuição da Psicanálise como Meio de Facilitar a Conciliação”, ministrada pela Coordenadora do Curso de Psicologia Cesusc, Doutora em Psicologia, Ivanir Barp Garcia.

De acordo com o Advogado Dr. Eduardo de Avelar Lamy, a mediação e conciliação ganharam toda uma nova seção no novo CC. “Com o novo código, os operadores do Direito deverão estimular a resolução do conflito, mas não obrigar a conciliação. A adesão das partes envolvidas deverá ser voluntária, mas poderá ser incentivada pelo magistrado. O texto do novo CPC diz, ainda, que o conciliador poderá sugerir soluções, mas tomando o cuidado de não cometer excessos, não utilizando qualquer tipo de intimidação para que haja conciliação”.


Foto:Dr. Eduardo de Avelar Lamy palestrando no Cursopara Formação de Conciliador, no auditório do Cesusc

“Nesse processo, é importante que os conciliadores evitem manifestar qualquer tipo de pré-conceito ou juízo de valor. O conciliador terá o papel de condução do conflito, a fim de que as partes conciliem-se”, disse o Advogado.

Na ocasião, o Advogado lançou seu livro “Curso de Processo Civil – Teoria Geral do Processo”, em coautoria com o Professor Horácio Wanderlei Rodrigues. O primeiro volume do Curso de Processo Civil possui a pretensão de ser um guia, tanto para estudos preliminares de Direito Processual quanto para os que busquem uma abordagem inicial crítica dos temas centrais.


Foto:Dr. Eduardo de Avelar Lamy na sessão de autógrafos após palestra

A Doutora em Psicologia, Ivanir Barp Garcia, trouxe uma abordagem da Psicanálise analisando aspectos como a força do inconsciente na determinação dos atos do sujeito, a lei incompreendida pelas partes e as facetas da agressividade no fracasso da palavra no diálogo, por meio das ameaças, ironias ou mesmo por palavras doces e obscuras.

“O conciliador deve estar atento às palavras ditas entre as partes. Palavras trocadas, mesmo que inconscientemente, podem gerar um conflito, impossibilitando a conciliação, bem como uma palavra bem dita pode ser eficaz e ter efeito conciliatório”.


Foto:Dr. Ivanir Barp Garcia ministrandoContribuição da Psicanálise como Meio de Facilitar a Conciliação

Nesta quarta-feira (25), último dia de Curso, será ministrada a palestra “Aprendendo a Conciliar”, pela Coordenadora do Posto de Atendimento e Conciliação (PAC) do Cesusc, MSc. Iôni Heiderscheidt Nunes, além de Práticas Simuladas com os Conciliadores do PAC MSc. Clarissa Domingos e Esp. Haroldo Glavan Pinto da Luz.

Leia também:
Bom público prestigia primeiro dia do Curso para Formação de Conciliador

Veja abaixo programação completa:

Curso para Formação de Conciliador
Dia 23 de maio, segunda-feira

Métodos não Adversariais de Resolução de Conflitos: Conciliação e Mediação
Na Justiça do Trabalho
Juiz do Trabalho Dr. Alexandre Luiz Ramos;
Na Justiça Comum
Membro do Comitê Executivo do Movimento pela Conciliação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Supervisor Estadual dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Estado, Desembargador Dr. Marco Aurélio Buzzi;

Dia 24 de maio, terça-feira
A Conciliação no Novo CPC
Professor da Pós-Graduação Cesusc e Doutor em Direito Processual Civil, Dr. Eduardo de Avelar Lamy;
Conciliador: Contribuição da Psicanálise como Meio de Facilitar a Conciliação
Doutora em Psicologia e Coordenadora do Curso de Psicologia Cesusc Dra. Ivanir Barp Garcia;

Dia 25 de maio, quarta-feira
Aprendendo a Conciliar: Experiência PAC/Cesusc/TJSC
Conciliadora e Coordenadora do Posto de Atendimento e Conciliação do Cesusc, MSc. Iôni Heiderscheidt Nunes;
Técnicas de Conciliação: Prática Simulada
Família: Professora do Cesusc e Conciliadora do PAC MSc. Clarissa Domingos;
Cível: Professor do Cesusc, Advogado e Conciliador do PAC, Esp. Haroldo Glavan Pinto da Luz.