Relatório Global Entrepreunership Monitor (GEM) consulta Professora do Cesusc

  • Data de publicação
    19 de maio de 2011
  • Discussão
    Nenhum comentário

No último mês, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) divulgou a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2010, que mede o nível de empreendedorismo no Brasil e no mundo. Nessa edição, o estudo contou com a participação dos membros do Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc), a Coordenadora do Curso de Administração, Dra. Aline Regina Santos, e do ex-Diretor Geral da Faculdade, Professor MSc. Claudio Marlus Skora. Foram analisados 60 países, a maior participação já registrada desde 1999 quando a pesquisa foi criada.

Para a Dra. Aline Regina Santos, participar da pesquisa foi a maneira de contribuir com a construção da identidade do Perfil do Empreendedor. “A partir das visões regionais, foi possível construir um parâmetro nacional do Empreendedor no País, além de possibilitar uma análise do comportamento do empreendedor brasileiro na primeira década do Século 21, já que esta é a 11ª participação consecutiva do Brasil no evento”.

Nessa edição, a GEM trouxe um tópico especial sobre a mulher empreendedora brasileira, uma das que mais empreende no mundo. Segundo o estudo, no ano passado, entre os empreendedores iniciais, 50,7% são homens e 49,3% mulheres, mantendo o equilíbrio entre gêneros no empreendedorismo nacional. Entre os 21,1 milhões de empreendedores brasileiros, 10,7 milhões pertencem ao sexo masculino e 10,4 milhões ao feminino.

Veja a pesquisa completa (PDF)