Fernando Pauler expõe na galeria do Cesusc

2 de outubro de 2009

Alunos, professores e a comunidade já podem prestigiar a exposição do artista plástico Fernando Pauler na galeria de artes do Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc). As obras ficaram expostas até o dia 30 deste mês e podem ser apreciadas de segunda à sexta das 8h às 22h e aos sábados das 10h às 16h.

Na mostra “Meios”, a pintura tem uma temática bastante diversificada, quase sempre explorando o universo abstrato. Os painéis desenvolvidos em acrílica e em formatos variados, caracterizam-se pelo domínio da capacidade de síntese, técnica e força das cores e formas.

Fernando Pauler procura mostrar que todo início e fim dos concede um “meio” que nos traduz o mundo da forma esperada e desejada antes de uma conclusão final. Meios é o gesto quase certeiro, a palavra quase exata grifada em cores que não se confundem. Uma forma de nos apresentar o novo, a incessante busca pelo resultado, perfeito antes do final. “Meios” é o resultado direto da tinta sobre a tela, livre expressão – cor, linha, forma, ação e emoção.

A proposta do artista segue o raciocínio da primeira fase de seu trabalho (Simetria) e da segunda fase (Outras Formas). Fernando Pauler tenta fazer com que o observador perceba que os resultados que obtidos em sua pintura são resultados de “ações” e que estes resultados não são únicos – são infinitos. Não é limitado, pode ser repetido, testado e refeito de infinitas formas diferentes. Gerando sempre possibilidades novas e a partir daí outras tantas milhares de possibilidades. Nunca o resultado final, mas criar, recriar a busca pelo novo. Mostrar ao espectador que o conceito de perfeição é buscar é tentar. Que o “meio” existe e nos possibilita isto.

Sobre Fernando Pauler

Natural de Santa Maria, RS, Cursou Comunicação Visual na Universidade Federal de Santa Maria (1986-1989), período em que dedicou-se ao desenho, ilustração, fotografia, serigrafia e xilogravura. Ainda nesta fase participou de ateliês livres de pintura e escultura. É bacharel em Artes Visuais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2001-2003). De 1989 a 2006 atuou como diretor de arte e designer no RS e SC. Tem no currículo diversas exposições individuais e coletivas em galerias, museus e espaços culturais. Possui obras em acervos públicos e particulares em várias cidades. Desde 2005 reside em Balneário Camboriú (SC). No início de 2008 foi premiado no I Salão Jovem Artista de SC, mesmo ano em que tornou-se membro do GAP (Grupo de Artistas Plásticos de Balneário Camboriú). Atualmente é vice-presidente do GAP, produzindo e colaborando na divulgação da produção artística local.

Entre maio e junho deste ano teve a sua primeira participação em mostra coletiva internacional, o XIV Circuito Internacional de Arte Brasileira – CIAB”, que aconteceu de 04 de maio a 06 de junho de 2009 em: Hungria/Budapeste; Áustria/Vorarlberg (Hard); Eslováquia/Bratislava, com apoio institucional do Ministério das Relações Exteriores e do Setor Cultural das Embaixadas Brasileiras dos países citados. Em agosto desde ano foi selecionado para Salão de Artes de Novo Hamburgo-RS.