PAC/Cesusc celebra parceria com Prefeitura de Florianópolis e Tribunal de Justiç

7 de maio de 2011

Na última semana, acadêmicos e a comunidade puderam prestigiar no auditório do Cesusc a celebração de um convênio promissor e harmonioso entre uma entidade privada, o poder judiciário e o poder executivo. A parceria firmada em 2006, entre o Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc), por meio do Posto de Atendimento e Conciliação (PAC), a Prefeitura Municipal de Florianópolis e o Tribunal de Justiça do Estado, permanece até hoje concisa e focada na prestação de serviços jurídicos de qualidade, beneficiando cerca de 80 mil pessoas moradoras do Norte da Ilha.

Foto: Coordenadora do PAC, MSc. Iôni Heiderscheidt Nunes ao lado do Prefeito de Florianópolis Dário
Berger e do Desembargador José Trindade dos Santos

Participaram da solenidade (dia 2 de maio) a Coordenadora do Posto de Atendimento e Conciliação do Cesusc, MSc. Iôni Heiderscheidt Nunes (presidindo os trabalhos de mesa), o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Desembargador José Trindade dos Santos, o Prefeito Municipal de Florianópolis, Dário Elias Berger, o Mantenedor do Cesusc, Educador Antônio Carlos Nunes, o Juiz de Direito Assessor da Presidência do TJSC, Dr. Silvio Franco, a Diretora Geral de Faculdade, Dra. Betina Ines Backes e o Coordenador do Curso de Direito, MSc. Rogério Duarte da Silva. Também marcaram presença o Deputado Federal Gean Loureiro, o Presidente da Comissão de Acesso a Justiça, Dr. Roger Andrade dos Santos, representando a Ordem dos Advogados do Brasil seccional Santa Catarina e o Tenente-Coronel Chefe da Casa Militar do TJSC, Walmir Moreira Francisco.

O ápice dessa parceria ocorreu no dia 29 de abril, com a implantação do Foro do Cesusc, que funciona no prédio ao lado da Faculdade, juntamente com o PAC. Essa conquista é parte das ações promovidas pela Instituição de Ensino e seus Mantenedores, especialmente pelo Mantenedor Antônio Carlos Nunes, como facilitador na conquista do espaço da Prefeitura de Florianópolis.

Foto:Mantenedor do Cesusc Antônio Carlos Nunes falando aos acadêmicos sobre o convênio

O Mantenedor Antônio Carlos Nunes falou aos acadêmicos que parcerias como essas só são possíveis quando existem pessoas facilitadoras no processo, sem interesse político e com vontade de contribuir com soluções para o benefício da comunidade. “Essa parceria já foi tentada em outras administrações públicas, mas somente quando o Prefeito Dário Berger assumiu o Governo Municipal foi possível dar andamento ao objetivo alcançado com a implantação do Foro do Cesusc”. Para o Mantenedor, outro parceiro fundamental foi o Tribunal de Justiça do Estado e a representatividade do Presidente, Desembargador José Trindade dos Santos, “um homem simples, humilde e generoso, filho de costureira que chegou ao ponto mais alto do Poder Judiciário Estadual. Um exemplo a ser seguido pelos acadêmicos de Direito que pretendem exercer a profissão e sonham chegar um dia aonde ele chegou”.

Foto:Presidente do Tribunal de Justiça de SC, Desembargador José Trindade dos Santos

Já o Presidente do Tribunal de Justiça de SC, Desembargador José Trindade dos Santos, visivelmente emocionado, destacou que o “Poder Judiciário não é mais aquele de tempos atrás. O Poder Judiciário está indo até a comunidade. Juízes e Desembargadores têm o dever e estão procurando ter um olhar mais social às necessidades da população”. O Desembargador José Trindade dos Santos disse ao público presente que o Poder Judiciário está de portas abertas e à disposição do Cesusc para o surgimento de ideias inovadoras. Observou, ainda, que os acadêmicos da Instituição têm uma oportunidade que nenhum outro estudante de Direito tem: “vocês têm o privilégio e o acesso a um Posto de Atendimento e Conciliação e a um Foro totalmente virtualizado, uma oportunidade ímpar para o desenvolvimento profissional”.

Foto: Prefeito de Florianópolis Dário Berger destacando a importância de fazer parcerias bemsucedidas
e o resultado positivo à comunidade

O Prefeito Dário Berger lembrou a simplicidade e a vontade do Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Desembargador José Trindade dos Santos, de levar o Poder Judiciário a comunidade. “O exemplo do Desembargador também deve ser seguido. Um Prefeito também deve esquecer as disputas e as diferenças e pensar verdadeiramente nas necessidades da comunidade. Um administrador público deve diminuir as diferenças sociais, construindo um mundo melhor para todos, bem como uma sociedade mais digna. Da mesma forma ser o facilitador na promoção do acesso à Justiça”. O Prefeito parabenizou o louvável exemplo do Mantenedor Antônio Carlos Nunes e sua iniciativa em procurar a Prefeitura Municipal para estabelecer parceria em um projeto que enche de orgulho qualquer administrador público.

Foto:Juiz de Direito Assessor da Presidência do Tribunal de Justiça de SC, Dr. Silvio Franco

Para o Juiz de Direito Assessor da Presidência do TJSC, Dr. Silvio Franco, o Tribunal de Justiça pode dizer que implantou uma “vara-escola” e é uma oportunidade que os acadêmicos da Faculdade devem aproveitar muito bem, pois outras Instituições de Ensino não têm o mesmo privilégio. Disse ainda, que até o fim da atual gestão, serão 45 novas unidades em funcionamento no Estado. No ano passado (o primeiro de sua administração), Trindade dos Santos instalou 15 varas em diversas comarcas, e para este ano outras 30 estão previstas.

Foto: Todos os representantes de entidades envolvidas na parceria de forma direta e indireta

O Foro do Cesusc atenderá aos distritos de Ratones, Santo Antônio de Lisboa, Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus, Ingleses do Rio Vermelho, São João do Rio Vermelho, e aos bairros Monte Verde e Saco Grande, na Capital.