PAC realiza Audiência Simulada de Conciliação

13 de abril de 2011

Na última segunda-feira (dia 11), foi realizada uma Audiência Simulada de Conciliação aos alunos da 7ª fase de Graduação em Direito matutino, oferecido pelo Posto de Atendimento e Conciliação (PAC) do Cesusc, coordenado pela Professora MSc. Iôni Heiderscheidt Nunes, com o apoio da Professora e Conciliadora MSc. Clarissa Domingos, em parceira com os Professores Esp. Haroldo Pinto da Luz e MSc. Dóris Ghilardi, na disciplina curricular de Prática Simulada III.

Segundo a Coordenadora do PAC, Professora MSc. Iôni Heiderscheidt Nunes, a proposta da Audiência Simulada era apresentar aos alunos de forma lúdica as diversas possibilidades que um conciliador pode enfrentar numa audiência, desde situações mais amenas até as de difícil resolução. Antes de começar a atividade, a Coordenadora explicou aos alunos os trâmites para marcação de uma audiência de conciliação e a preparação do profissional. Enfatizou a necessidade da formação de um conciliador vocacionado, propondo uma mudança no pensamento: do litigioso para a cultura da paz.

Foto: Coordenadora do PAC MSc. Iôni Heiderscheidt Nunes contextualizando a missão do conciliador

A Audiência Simulada agradou a todos, inclusive a Diretora Geral da Faculdade Dra. Betina Ines Backes, que compareceu apenas para dar um recado sobre a importância da atividade, mas acabou assistindo à encenação montada para orientar os alunos. “Achei muito interessante a proposta de trazer a realidade aos alunos de forma lúdica, mostrando as diversas situações enfrentadas por um conciliador e a condução e postura em uma conciliação”, disse.
Na simulação, a Coordenadora do PAC se transformou na dona de casa Maria Emilia, e o colaborador do Cesusc que atua no Posto, Isaias Balthazar da Silva, em João Silva. Ambos simularam um casal que gostaria de se separar. O Professor e Conciliador Esp. Haroldo Pinto da Luz, atuante no PAC, coordenou a Audiência Simulada.

Foto: Audiência Simulada – Conciliador e Professor Esp. Haroldo Pinto da Luz, MSc. Iôni Heiderscheidt Nunes,
como donade casa Maria Emília e o colaboradorIsaias Balthazar da Silva, em João Silva.

Para a aluna Thatiana Maduell, a atividade foi bem produtiva e interessante. “O aproveitamento do aluno em aulas assim é muito bom. Conhecer de forma prática o que aprendemos em sala de aula é muito importante para o aluno em qualquer fase. Essa prática deveria ser levada a todas as fases, não somente nas últimas”.

Na próxima segunda-feira (dia 18), a Audiência Simulada será realizada no palco do Auditório da Faculdade, às 13h30, com os alunos da 7ª fase de Direito noturno. Mais informações podem ser obtidas no PAC pelo telefone (48) 3337-5278.