Nunca se falou tanto em Marketing, principalmente em Marketing Digital. Em tempos de vendas crescentes pela internet e de um feedback quase que imediato por parte dos clientes, tornou-se fundamental a preocupação com os desejos e com a satisfação dos consumidores.
Um estudo encomendado pelo Facebook e realizado pela Offerwise no ano passado, intitulado CONSUMER TRENDS REPORT 2021 · CONSUMER BEHAVIOUR IN TIMES OF COVID-19, detalhou as principais tendências de consumo pós-pandemia em todo o mundo.
Entre elas estão a Sharing Mania, ou compartilhamento de bens, seja através de serviços de assinatura de carros, apartamentos e roupas até o uso compartilhado de salas de trabalho – os famosos coworks -, lavanderias e bicicletas.
Uma sigla curiosa para o nosso português é a FOGO – Fear of Going Out ou Medo de Sair de Casa. Significa a preocupação extrema com a segurança sanitária, seja optando pelas compras virtuais, pagamento por aproximação, autoatendimento em mercados e máquinas de vendas de produtos de conveniência.
Os Superprodutos são aqueles que diminuem o impacto ambiental, seja através da redução de insumos na produção das embalagens, no processo de produção ou mesmo produtos que desempenhem mais de uma função ou são produzidos com materiais de qualidade, aumentando seu tempo de vida útil.
Achou o assunto interessante? Pois ele é apenas um dos muitos abordados entre as diversas trilhas de conhecimento do nosso novo MBA em Comunicação Digital: do Marketing aos Negócios Digitais.