O que você precisa saber sobre a comunicação digital no próximo ano

  • Data de publicação
    30 de novembro de 2021
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Veja os insights de experts na área e prepare-se com quem entende do assunto

Todos sabemos da rapidez dos processos de mudança. E, mais ainda, nos tempos atuais, do transforme-se, adapte-se ou morra. E no digital muito mais. Aqui, transcrevendo para o mundo dos negócios, morrer quer dizer perder mercado e clientes. E, claro, perder dinheiro.

E agora vamos nos voltar para a comunicação digital. Você já questionou a velocidade das transformações nesse meio? Como você a vê em um futuro próximo? Neste cenário, em que tudo é mais rápido e mais intenso, seja no aspecto positivo ou negativo. Tudo muda o tempo todo: as pessoas, os negócios, as ferramentas, os resultados, a forma de seu comunicar em si.

Creio que agora você deve estar se perguntando: o que fazer? O que nos espera em breve? Será que estou preparado? Como posicionar os negócios?

 

Descubra o que será “in” na comunicação digital sob o viés de especialistas

Aqui na Faculdade Cesusc já começamos a pensar sobre o tema. E além de pensar sobre, resolvemos colocar a mão na massa. Oferecemos instrumentos para lidar com esse novo mundo digital. O famoso “hands on”! De que forma? Bem, acabamos de lançar, agora em outubro, o primeiro curso totalmente voltado para a prática do Marketing e consolidação dos negócios digitais. Um curso que alia a teoria com a prática em trilhas de conhecimento.  E com laboratórios de aprendizagem. Estamos falando do MBA em Comunicação digital: do MKT aos negócios digitais.

Por isso, ninguém melhor do que “feras” do mercado para falar de tendências no assunto. Reunimos alguns de nossos professores, que vão atuar no curso, e que deram dicas valiosas em nossa Masterclass, a aula de start do curso.

Então, quando se fala em negócios digitais, em comunicação digital, naturalmente surge o nome de Léo Palagi . Nosso professor aqui no MBA da Faculdade Cesusc, com mais de 20 anos neste mercado e fundador da Hypersona!, palestrante e uma referência consolidada.

E o que ele tem a dizer sobre esse assunto? Segundo Léo, “o advento da pandemia trouxe mudanças irreversíveis.” Temos que começar a olhar para a tecnologia, para o novo modo de trabalhar. Segundo ele, “remote first”. Primeiro o remoto, depois o híbrido. Temos que pensar melhor o remoto e tirar vantagens. Sejam reuniões, home office ou outra forma de trabalho não presencial.

Além disso, Léo cita o “live commerce” como outra tendência. Mas o que é isso? Você com certeza conhece. Algo que já acontece por aqui. Fazer “lives” para vender produtos durante a sua realização.

Outra dica: prestar atenção nos dados. “Estudem estatística!” ordenou Léo. Métricas, acompanhamento, interpretação de dados.

Sem deixar de lado os vídeos. Segundo nosso expert, os vídeos estão muito em alta. Reels e Tik Tok. You Tube nem se fala. Já é realidade consolidada.

Uma última dica: seja tecnológico e, sobretudo, estratégico. Pense, interprete, analise, conheça KPIs.

 

Conteúdo: outra estratégia de comunicação digital permanente

Fique de olho no conteúdo. Entregue conteúdo de valor. Na visão do nosso professor e expert em conteúdo, além de VP da Gummy – conteúdo digital, Yuri Vellinho. Ele fala da pandemia como um “game changer”. “A pandemia só acelerou, jogou lenha nessa fogueira.”

Com a pandemia muitas empresas se viram ilhadas e a comunicação digital tornou-se sua janela para o mundo. Para alcançar o consumidor e manter as vendas.  Ou seja, uma grande vitrine virtual.

“O digital hoje é o “outdoor” de ontem.” Temos um novo foco e novas oportunidades de trazer resultado com a produção de conteúdo. O conteúdo passou a ser a única estratégia para aumentar as vendas.

Segundo pesquisa do Content Marketing Institute, as empresas pretendem aumentar o budget para a produção de conteúdo, mas não pensam em aumentar o número de funcionários. O foco é qualidade na produção. Conteúdo inteligente, criativo e humanizado é a aposta.

 

Google Ads e a comunicação digital: resultados comprovados

O Prof. Jorge Ávila trouxe seu olhar experiente e sua didática para complementar nossos insights. Em sua empresa, que é uma Google Partner, Jorge trabalha especificamente com tráfego e desenvolve estratégias nesse sentido.

Ele cita a tendência de busca por voz como uma grande aposta. Segundo o professor, o Brasil é o terceiro país em usuários ativos do assistente de voz no Google.  Os anúncios são ativados na busca por voz. Perceba a oportunidade!

Outro detalhe em ascensão é o onmichannel, a estratégia multicanal. O Prof. cita ainda a coleta de dados do usuário e como tratá-los. O grande diferencial é o tratamento de relatórios. O que fazer com as informações de que dispomos, que nos foram concedidas.

Automação de dados, inteligência artificial, machine learning. Trabalhar com as oportunidades. E, segundo ele, o Google nos oferece e vai fornecer muitas possibilidades.

Outro aspecto importante de ser mencionado. Horário nobre no You Tube é pessoal. Você, consumidor, define. Você escolhe. E você, business, personaliza a sua entrega para o usuário. E hoje é muito fácil ser descartado. Por isso a personalização.

Outro expert, o Prof. Josafá Rohde, que também trabalha com Ads, complementa que a moeda mais valiosa de que dispomos é a atenção do usuário. O grande desafio é chamar sua atenção em anúncios.

Hoje somos impactados com cerca de 4.500 a 10.000 anúncios por dia. Como captar a atenção do cliente? O anúncio precisa criar conexão com as pessoas. O MKT digital está muito complexo. Precisamos de comunicação consistente. Ter clareza na segmentação das campanhas. Comunicar de forma adequada.

É necessário, além disso, ter um mix de mídia que se complementa. Internet é leilão. É preciso ser muito assertivo para converter.  Chegar na “dor” do cliente no momento e na hora certos. Essa estratégia funciona!

O usuário hoje tem maturidade digital. É preciso que os negócios se conectem com a dor de sua persona para ter sucesso. Entender a motivação do cliente.

Além do anúncio persuasivo, pense, acima de tudo, no formato. No momento em que o consumidor vai ver o anúncio.

E o prof. Jorge complementa que o site do cliente é essencial no processo de venda. Qualquer estratégia será tão bem sucedida quanto é responsivo e intuitivo o site do cliente.

E vamos falar da comunicação?

Segundo a Prof. Priscila Pissaia, a comunicação do futuro é a soma dos aprendizados da crise. Precisamos de integração, colaboração e inteligência emocional.

A comunicação hoje precisa de elos, de conexões. Mesmo a comunicação digital. O propósito da comunicação é, além disso, a comunicação interna. A empresa precisa se comunicar digitalmente criando empatia e de forma objetiva.

As marcas e influenciadores estão se reinventando. O mundo mudou. Precisamos de ajustes de rota. Entender nossa audiência. Comunicar assertivamente.

A comunicação do futuro será interativa, porém digital. Esse é o futuro. E esses foram alguns dos insights sobre a comunicação digital, na visão de nossos experts.

Quer saber mais sobre o MBA em comunicação digital: do MKT aos negócios digitais? Fale com a Faculdade Cesusc. Assista nossa Masterclass. Comunique-se conosco.