Ministro Luís Roberto Barroso esteve em Florianópolis e conversou com jovens participantes de projetos sociais, entre eles, uma estudante do UNICESUSC

4 de setembro de 2024

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, esteve na comunidade do Monte Serrat na última sexta-feira, 30 de agosto. Além de conhecer alguns projetos sociais realizados pelo Instituto Padre Vilson Groh (IVG), ele conversou com os jovens alunos e proferiu a palestra “Como fazer a diferença para si próprio, para o Brasil e para o mundo”.

O ministro foi recepcionado ao som do coral Nossas Vozes e ouviu depoimentos de alunos e de ex-participantes dos projetos sociais, entre eles, o de Sharoll Fernandez Laguna, colaboradora UNICESUSC e estudante de Direito.

Ela iniciou sua fala agradecendo a todos os presentes, principalmente ao ministro, por dar a oportunidade de “mostrar um projeto que tem um potencial para mudar a vida dos meus colegas brasileiros e a minha, mesmo sendo colombiana”. Sharoll, que chegou ao Brasil com 18 anos, era, na época, a única responsável pelas irmãs mais novas e enfrentava um momento de dificuldade até conhecer o trabalho do IVG.

Após uma conversa com a assistente social, através do Instituto, se tornou Jovem Aprendiz no UNICESUSC e logo foi efetivada. Além disso, com a parceria entre nosso Centro Universitário e o IVG, conquistou uma bolsa de estudos de 100% para cursar Direito.

A presença do ministro faz parte de uma série de palestras promovidas em diversas escolas pelo Brasil, abordando temas como cidadania, democracia e inclusão social. O projeto visa oferecer oportunidades educacionais e de formação cidadã para jovens de comunidades em situação de vulnerabilidade social, impactando diretamente suas vidas e abrindo portas para o futuro. Histórias inspiradoras, como a de Sharoll, foram um dos pontos altos do encontro e reforçaram o impacto positivo da iniciativa.

Texto elaborado com informações do NCI/Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e do Instituto Pe. Vilson Groh.
Fotos: Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.