Mercado de TI: conheça o Curso de Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e as suas oportunidades de trabalho

  • Data de publicação
    9 de novembro de 2017
  • Discussão
    Nenhum comentário

Um dos segmentos mais promissores da economia, seja em Santa Catarina, seja em qualquer parte do Brasil ou do mundo, é o de Tecnologia da Informação. E para você que deseja participar desse movimento crescente, segue uma boa dica: a Faculdade Cesusc tem entre as suas graduações o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Para entender como esse mercado de TI é promissor, dados da Acate (Associação Catarinense de Tecnologia) mostram que, em 2015, o segmento faturou R$ 11,4 bilhões. São mais de 2,9 mil empresas, concentradas na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte do Estado. Esse conjunto de companhias focadas em TI emprega 47 mil pessoas, e mais da metade dessas empresas surgiu a partir de 2007.

Um Estado propício para a Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Três dos seis maiores polos (em faturamento médio por empresa) brasileiros estão em Santa Catarina: Florianópolis, Blumenau e Joinville. E nem mesmo a crise econômica conseguiu abater o dinamismo catarinense.

Um levantamento feito pela Acate mostra que o segmento contratou mais gente para trabalhar em 2015. O número de pessoas empregadas em TI, muitas delas com foco em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, cresceu 3,8% em Santa Catarina, enquanto que no País caiu 0,1%.

Mercado de TI: motor revolucionário de diversos mercados

As expectativas são amplamente favoráveis para a área de Tecnologia da Informação. Uma série de conceitos ligados à área vem se destacando, e já fazem parte do dia a dia das pessoas e das empresas.

É o caso da Internet das Coisas, que está proporcionando uma revolução na indústria; da impressão 3D, que está barateando os processos de produção; e do Big Data, ampla massa de dados produzida por máquinas e equipamentos, e que vai gerar grandes oportunidades de novos negócios. E o melhor de tudo isso é que você pode fazer parte desse movimento!

Você pode fazer parte disso estudando na Faculdade Cesusc!

Nada melhor do que estar preparado para as novas oportunidades que estão surgindo. E uma das portas de entrada é o Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Cesusc, em Florianópolis.

O profissional dessa área desenvolve, analisa, projeta, implementa e atualiza sistemas de informação. Ele também se especializa na criação de sistemas de informação e implanta e desenvolve bancos de dados. Conhece a estrutura dos equipamentos e seus periféricos e precisa se manter atualizado sobre aplicativos, ambientes operacionais e linguagens de programação.

O Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Cesusc tem três anos de duração, é oferecido no período noturno e focado no mercado de trabalho. Os Professores têm experiência acadêmica e vivência profissional, o que possibilita forte associação entre a teoria e a prática.

Além das disciplinas teóricas, são oferecidos conteúdos relacionados ao mundo das empresas e do empreendedorismo, como comunicação empresarial, estratégias e modelos de negócio, inglês instrumental e para negócios (business), comportamento organizacional, direito eletrônico e desenvolvimento de negócios.

Confira os diferenciais do curso oferecido pela Faculdade Cesusc

Os principais diferenciais do curso são o laboratório-modelo, com equipamentos de última geração, as parcerias com a Microsoft DreamSpark e a matriz curricular flexível, que permite que cada aluno desenvolva sua própria trajetória curricular e possibilita uma rápida adaptação ao mercado de trabalho.

O curso oferece certificações intermediárias como Qualificação Profissional Tecnológica em Auxiliar de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ao final do terceiro trimestre, e Qualificação Profissional Tecnológica em Assistente de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ao final do quinto semestre.