Grupo de Pesquisa e Extensão em Psicologia Social-Comunitária da Faculdade CESUSC promoveu Cine-Debate

15 de dezembro de 2017

O Grupo de Pesquisa e Extensão em Psicologia Social-Comunitária da Faculdade CESUSC (GPSC), em parceria com o Grêmio Estudantil da Escola Estadual Paulo Fontes, realizou na quarta-feira, dia 13, no auditório da instituição, um Cine-Debate. Na ocasião, foi exibido o documentário “Eles foram por ali” (2012), dirigido e produzido pelo professor de Psicologia da Faculdade Gabriel Bueno.

O documentário, que fez parte da pesquisa de Mestrado do docente, aborda o graffiti em Florianópolis sob diferentes perspectivas dos artistas entrevistados, com diferentes formas de interpretar e de viver a prática do graffiti. “O campo da pesquisa foi uma etnografia na cultura do graffiti em Florianópolis. À luz do dia, exposto aos olhares curiosos, ou de madrugada, sedado pela contraversão e afirmando a sua ilegalidade, o documentário procura proporcionar ao expectador uma breve imersão na cultura do graffiti na Capital a partir de conversas e “rolês” com os praticantes dessa subcultura”, explicou Gabriel Bueno. O documentário foi realizado com edital municipal da FUNCINE.

Na quinta-feira, dia 14, o Grêmio vai realizou uma oficina de graffiti na escola. A ideia é proporcionar um espaço de reflexão entre os alunos sobre o que é a arte do graffiti, antes das oficinas. O cine-debate contou com a presença do diretor do documentário, uma aluna do grêmio estudantil e uma professora da escola, além de alguns artistas que participaram do filme.