CURSO ON-LINE
Um dos grandes desafios das organizações atuais é montar, desenvolver e manter equipes de excelência. O Curso de Gestão de Recursos Humanos foi desenvolvido para atender a demanda por profissionais que atuem na gestão de suas equipes ou nos setores de Recursos Humanos, desenvolvendo competências tanto em Processos de RH e em Legislação Trabalhista, quanto em Gestão de Pessoas e Equipes. Com base em sólida fundamentação e muita aplicação, o curso formará profissionais aptos a conduzir o capital humano nas organizações.
FAÇA SUA INSCRIÇÃO
Com uma matriz curricular elaborada com base nas demandas do mercado e com professores qualificados e com ampla experiência profissional, o curso prepara o estudante para atuar como protagonista no mercado contemporâneo, cada vez mais exigente.
Como esta Graduação é oferecida na modalidade Online, o estudante pode adaptar a sua agenda com os estudos, sabendo que cada aula tem previstas 10 horas de atividades.
CARREIRA
Amplo campo de atuação, já que as empresas de todos os setores e portes demandam profissionais para atuar na Gestão de Pessoas ou nas áreas de Recursos Humanos. O curso formará profissionais aptos a gerenciar pessoas, equipes e processos de Recursos Humanos nas organizações.
MERCADO DE TRABALHO
A globalização, a rápida evolução tecnológica e instantaneidade das comunicações obrigam as empresas a se reinventarem e inovarem continuamente e o fator humano torna-se decisivo nas organizações de todos os portes. O profissional da área que domina os fundamentos e as técnicas da Gestão de Pessoas e Gestão de Recursos Humanos, e consegue montar, desenvolver e manter equipes que atuem com sinergia, é altamente disputado e valorizado no mercado de trabalho.
Atuar como gestor de pessoas, motivando talentos e alinhando competências humanas às estratégias e objetivos da organização.
Transformar grupos de indivíduos em equipes de alta performance, promovendo sinergia para alavancar a criatividade e a inovação na organização.
Atuar nas atividades inerentes à Gestão de Recursos Humanos, como Recrutamento e Seleção, Treinamento, Qualidade de Vida no Trabalho, Remuneração e Carreiras, Gestão do desempenho.
Atuar nas atividades do Departamento de Pessoal, gerenciando e operacionalizando rotinas de pessoal, com forte embasamento em Legislação Trabalhista e Previdenciária.
Prestar consultoria interna e externa, atuando como Business Partner, alinhando as áreas de negócio e o setor de Recursos Humanos e orientando líderes nas funções de Gestão de Pessoas e Equipes.
Promover a desenvolvimento individual e organizacional, gerenciando processos de aprendizagem e mudança e promovendo a diversidade e a inclusão.
Sem taxa de matrícula.
A bolsa de 50% é concedida apenas para alunos novos, ou seja, os ingressantes na primeira fase do curso através de processo seletivo realizado no ano 2023/1.
Todos os descontos não são cumulativos e estão condicionados ao pagamento do boleto no prazo.
Formas de pagamento: boleto bancário ou cartões de crédito e débito.
Matriz curricular
Horário das disciplinas
ementas do curso
As pessoas nas Organizações: a psicologia do trabalho humano. O Relacionamento Humano nas Organizações. O papel do Gestor: liderança e poder. Motivação no Trabalho. Teorias Motivacionais. Diversidade nas Organizações. Interação Social.
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Conceito e Princípios do Direito. Direitos Humanos. Direito Empresarial. Estabelecimento Empresarial. Teoria da Empresa. Estabelecimento Empresarial. Empresário Individual. Sociedades não Personificadas. Sociedades Personificadas. Noções de Crédito. Função dos Títulos de Crédito. Conceitos e Princípios do Direito do Consumidor. Conceitos e Princípios do Direito Tributário. Tributo: conceito, espécies, classificações. Sistema Constitucional Tributário. Conceitos e Princípios do Direito do Trabalho. Direito Individual do Trabalho. Empregado e Empregador. Compliance.
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Evolução do Pensamento Administrativo. Fundamentos da Administração: o Administrador, as organizações, ambiente organizacional, processo administrativo, áreas funcionais, processo decisório, cultura organizacional. Funções Administrativas: planejamento, organização, direção e controle.
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Gestão de Pessoas: importância, origem e desenvolvimento. A área de Recursos Humanos: funções, objetivos, políticas. Os subsistemas de Recursos Humanos. Gestão por Competências. Gestão Estratégica de Pessoas. Tendências na Gestão de Pessoas.
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Teorias da Liderança. Estilos de Liderança. Liderança, Poder e Influência nas Organizações. Liderança e Confiança. Grupos e Equipes de Trabalho nas Organizações. Tipos de Grupos e Equipes. Estágios de Desenvolvimento de Grupos. Características dos Grupos de Trabalho Eficazes. Equipes de Alta Performance. Intervenções com Grupos de Trabalho nas Organizações.
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Fundamentos Gerais da Comunicação. Comunicação Empresarial Estratégica: comunicação interna e externa, tendências. Habilidades Comunicacionais Verbais e não Verbais no Âmbito Empresarial: objetividade, clareza, coerência, precisão. Redação Técnica: correspondências comerciais e eletrônicas. Endomarketing. Argumentação.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Temas Fundamentais de Economia, Sociologia, Ciência Política e Antropologia. Revolução industrial. Industrialização brasileira. Sociedade moderna segundo pensadores clássicos. Empresas, Estado e Sociedade Civil. Reflexões sobre capitalismo, democracia e autogestão. Direitos Humanos. Aspectos culturais da sociedade atual. História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
O campo da Estratégia Empresarial: os principais conceitos, classificações e teorias. O Conceito de Estratégia, as Forças Competitivas, a Vantagem Competitiva e os Recursos, a Estratégia e a Concorrência, o Processo da Estratégia, o Controle Estratégico, Análise do Ambiente Empresarial e dos Stakeholders, os Cenários. Conceitos Básicos do Gerenciamento de Projetos. O Contexto da Gestão de Projetos: fases e ciclo de vida de projetos, gerenciamento de stakeholders, O PMI – Project Management Institute. Os Processos de Gestão de Projetos: conceitos de processos de Gerenciamento de Projetos, processos e ciclo de vida de projetos. Áreas de conhecimento: Gestão da Integração, Início de um Projeto, Gestão do Escopo, Gestão de Prazos, Gestão de Custos, Gestão de Qualidade, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Comunicação, Gestão de Riscos.
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Ética no Mundo Contemporâneo. Ética nos Negócios. Estado, Mercado e Sociedade. Terceiro Setor. Responsabilidade Social Corporativa. Desenvolvimento Sustentável. Sustentabilidade e educação ambiental.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Sociedade da Informação e do Conhecimento. Dado, Informação e Conhecimento. Componentes, Papéis e Categorias dos Sistemas de Informação. Fundamentos dos Sistemas de Informação; Conceitos Fundamentais. Tipos de Sistemas de Informação nas Empresas. Como as Empresas Usam os SI. Vantagem Competitiva com os SI. Solução de Problemas com SI. A segurança dos SI. Aplicação da Tecnologia da Informação; Sistemas para Vantagem Estratégica. Planejamento e Desenvolvimento de Sistema de Informações; Integração de Sistemas; Ferramentas para Integração de Sistemas. Questões Éticas Relacionadas ao Uso de Sistemas de Informação.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Desenho de Cargos: importância, objetivos e características da análise e descrição de cargos. Recrutamento e Seleção de Pessoal: importância e objetivos. Planejamento de Pessoal. O processo de Recrutamento: atração interna e externa, fontes de recrutamento. O processo de Seleção: perfil do selecionador, modelos e métodos de seleção. Seleção por Competências. Tendências em Recrutamento e Seleção.
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Carreira: natureza e evolução. Planejamento de Carreira. Trajetórias de Carreira. Desenhos de Carreira. Carreiras Paralelas. Sucessão. Mentoria. Tendências na Gestão de Carreiras.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Rotinas de Admissão. Documentos e Registros. Folha de Pagamento: modalidades, formas e meios de pagamento do salário. Cálculos de Descontos, Benefícios e Encargos Sociais. Férias. Obrigações Trabalhistas. Rescisão de Contrato de Trabalho.
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Conflito: conceitos e características. Origem e Evolução dos Conflitos. O conflito visto como um processo. O conflito nas Organizações: principais elementos envolvidos. Fontes de Conflitos nas Organizações. Visão Tradicional e Moderna dos Conflitos. O Papel dos Líderes na Resolução de Conflitos. Estratégias de Resolução de Conflitos com Públicos Internos e Externos. Competências para evitar e Resolver Conflitos. Conflitos com Públicos Externos: a importância de zelar pela imagem da empresa. Criação de um Clima Favorável à Solução do Conflito. Aplicação das Técnicas de Resolução de Conflitos. A importância das Atitudes Profissionais. Conflitos Laborais. Os Diferentes Conflitos Laborais. A Natureza, as Causas e as Diferentes Expressões de Conflito. Estilos de Comunicação e a Gestão e Prevenção de Conflitos. O que é Negociação: processos, objetivos e resultados. Fases do Processo de Negociação. Variáveis que determinam a eficácia na negociação. Modelo Sistêmico do Processo Negocial. A Escalada na Negociação. Impasses na Negociação. Métodos "Ganha-Ganha", "Perde-Perde", "Ganha-Perde". Respostas que facilitam a Resolução de Problemas. Obstáculos à Resolução de Problemas. Técnicas de Persuasão.
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Remuneração: natureza e importância. Plano de Cargos e Salários. Avaliação de Cargos. Pesquisa Salarial. Política de Remuneração. Cálculo das Estruturas Salariais. Benefícios. Planos de Incentivo. Remuneração por Competências. Tendências em Remuneração e Benefícios.
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Das Normas Trabalhistas: espécies, classificação, critério hierárquico versus aplicação da norma mais favorável ao empregado. Panorama Geral da Reforma Trabalhista. Do Contrato de Prestação de Serviços e o Instituto da Terceirização. Contrato Individual do Trabalho: período de admissão, contrato de experiência, contrato por prazo indeterminado, contrato intermitente, contrato por tempo parcial, teletrabalho. Alterações Contratuais. Acúmulo de Função e Desvio Funcional. Da Jornada de Trabalho: normas legais, regras do registro de jornada, dos intervalos intrajornada e interjornada, descanso semanal, horas extras versus banco de horas, sistemas de compensação da jornada, sobreaviso. Do Salário e Remuneração: composição, regras salariais, parcelas que não integram o salário do empregado; dos descontos salariais. Participação em Lucros e Resultados: legalidade da implantação e exposição das normas legais de sua adoção. Estágio: principais regras normativas. Contrato de Trainee: aspectos destacados. Jovem Aprendiz: conceito, idade, regras protetoras, obrigatoriedade da contratação. Práticas Discriminatórias no Ambiente de Trabalho. Do Dano Moral: modalidades e mensuração. Extinção do Contrato de Trabalho: modalidades; aviso prévio; regras do pagamento das verbas rescisórias. Plano de Demissão Voluntária. Das Estabilidades Provisórias. Da Negociação Coletiva: unicidade sindical; contribuições sindicais; acordos coletivos de trabalho e convenções coletivas de trabalho.
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Intraempreendedorismo. Fundamentos da Gestão do Conhecimento. Organizações de Aprendizagem. Fundamentos de Inovação. Gestão de Mudanças e Planejamento Estratégico da Inovação. Conhecimento como Fator de Inovação. Mindset e Cultura de Inovação. Abordagens, Metodologias e Ferramentas Emergentes e Ágeis para Inovação e Resolução de Problemas. Design Thinking aplicado à Gestão de Pessoas.
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Gestão do Desempenho Humano: natureza, importância e objetivos. Responsabilidade pela Gestão de Desempenho. Métodos de Avaliação e Gestão de Desempenho. Etapas da Avaliação de Desempenho. Avaliação de Desempenho por Competências. Gestão de Resultados em Gestão de Pessoas (People Analytics). Tendências em Gestão do Desempenho Humano.
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Qualidade de Vida no Trabalho: natureza, importância, evolução. Modelos de Qualidade de Vida no Trabalho. Programas de Qualidade de Vida. Clima Organizacional: natureza, importância e diagnóstico. Absenteísmo e Rotatividade: conceitos, causas e cálculo. Cultura Organizacional: natureza, importância e diagnóstico. Mudança Organizacional: causas, impactos e gestão. Relação entre QVT, Clima e Cultura Organizacional.
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Treinamento e Desenvolvimento: conceitos, objetivos e importância. Aprendizagem Organizacional. Estratégias de Treinamento e desenvolvimento. Etapas do Treinamento. Socialização organizacional. Educação corporativa. Tendências em treinamento e desenvolvimento.
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Carga Horária: 80
Créditos: 4
coordenação
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