Gestão Comercial – EAD

MEC CONCEITO 5
  • Até 50% de desconto
  • Duração
    2,5 Anos
  • Modalidade
    Online

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CURSO ON-LINE

O Curso de Gestão Comercial, disponível na modalidade on-line, propõe formar gestores comerciais preparados para atuar como protagonistas no mercado de trabalho, dotados de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para contribuir com a sustentabilidade econômica, social e ambiental das organizações.

 

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Foco interdisciplinar

A Matriz Curricular, apoiada em conhecimentos disciplinar e interdisciplinar, propicia uma visão integral da área, preparando o profissional para diversas situações do mercado.

Sintonia fina com o mercado

Com professores e tutores qualificados e com experiência no mercado, o curso prepara o estudante a atuar como protagonista no mercado contemporâneo, cada vez mais exigente.

Flexibilidade para estudar

Como esta Graduação é oferecida na modalidade Online, o estudante pode adaptar a sua agenda com os estudos, sabendo que cada aula tem previstas 10 horas de atividades.

Carreira

O profissional formado em Gestão Comercial tem um campo amplo de atuação porque empresas de diferentes setores demandam profissionais para as suas áreas de vendas e de compras. Quem procura esta carreira poderá atuar em empresas e organizações público e privadas.

Mercado de trabalho

A demanda por profissionais que dominem a área de Gestão Comercial é permanente. Quem busca esta carreira pode trabalhar como vendedor, representante comercial, gerente comercial e diretor comercial em empresas de diversos setores.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Gestão Comercial e de Vendas

Trabalha de forma direta com o setor publicitário, define preço de venda, estabelece a estratégia comercial da marca na cidade, entre outros.

Gestão Comercial e Marketing

Acompanha a evolução das estratégias e técnicas comerciais para assegurar a competitividade e define as estratégias de marketing da organização.

Gestão Comercial Empreendedora

Atua para elaborar as melhores estratégias comerciais de uma organização propondo, ao mesmo tempo, novos modelos de negócio e soluções para esta área.

Gestão Comercial de Serviços

Define a estratégia e os preços dos produtos oferecidos pelo setor de serviços, cuidando também do relacionamento e da satisfação dos clientes.

Gestão Comercial Varejo

Pode tanto atuar na parte estratégica de uma empresa do setor quanto nas vendas diretas, apoiando os vendedores e servindo de ponte entre os setores financeiro e administrativo.

Gestão Comercial Agronegócios

Atua para aumentar a competitividade de uma empresa que atua no setor do agronegócio, definindo as estratégias comerciais, abordagem dos clientes e qualidade de atendimento.

Sem taxa de matrícula.

A bolsa de 50% é concedida apenas para alunos novos, ou seja, os ingressantes na primeira fase do curso através de processo seletivo realizado no ano  2023/1.

Todos os descontos não são cumulativos e estão condicionados ao pagamento do boleto no prazo.

Formas de pagamento: boleto bancário ou cartões de crédito e débito.

PARA INFORMAÇÕES DE VALORES CLIQUE AQUI

Matriz curricular

Portaria Ministerial nº 889 de 11/08/2017, publicado no DOU de 14/08/2017

Horário das disciplinas

ementas do curso

Comportamento Organizacional

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Direito Empresarial

Conceito e Princípios do Direito. Direitos Humanos. Direito Empresarial. Estabelecimento empresarial. Teoria da empresa. Estabelecimento empresarial. Empresário Individual. Sociedades não personificadas. Sociedades personificadas. Noções de Crédito. Função dos Títulos de crédito. Conceitos e princípios do Direito do Consumidor. Conceitos e princípios do Direito Tributário. Tributo: conceito, espécies, classificações. Sistema Constitucional Tributário. Conceitos e princípios do Direito do Trabalho. Direito Individual do trabalho. Empregado e Empregador.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Introdução à Administração

Evolução do pensamento administrativo. Fundamentos da Administração: o Administrador, as organizações, ambiente organizacional, processo administrativo, áreas funcionais, processo decisório, cultura organizacional. Funções Administrativas: planejamento, organização, direção e controle.8

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Fundamentos de Marketing

Conceitos básicos em marketing e varejo. O papel do Marketing e do varejo nas organizações e na sociedade. Sistemas de Marketing. Ambiente de Marketing. Visão sistêmica do composto mercadológico integrado à dinâmica das empresas: o produto/serviço, a comunicação com o mercado, a distribuição e o preço. Marketing de Serviços: estratégias de marketing para produto/serviço. Branding. Comportamento do Consumidor.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Fundamentos de Gestão de Pessoas

Origem e desenvolvimento da administração de recursos humanos. A área de recursos humanos: funções, objetivos, políticas. Os subsistemas de recursos humanos: Agregar pessoas, aplicar pessoas, recompensar pessoas, desenvolver pessoas, manter pessoas e monitorar pessoas. Gestão Estratégica de Recursos Humanos.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Empreendedorismo e Inovação

Fundamentos do Empreendedorismo. Mitos sobre empreendedorismo. Competências, habilidades e atitudes empreendedoras. Intra-empreendedorismo. Sustentabilidade, empreendedorismo e educação ambiental. Análise de oportunidade de negócios. Conceitos, tipos e metodologias de inovação. Gestão de mudanças e planejamento estratégico da inovação. Cultura e liderança para inovação. A tecnologia da inovação. Gestão integrada da inovação. Conhecimento como fator de inovação. Metodologias e ferramentas da gestão. Modelos de negócio para inovação.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Liderança e Gestão de Equipes

Teorias da Liderança; Estilos de liderança; Liderança, Poder e Influência nas Organizações; Liderança e Confiança; Grupos e equipes de trabalho nas organizações; Tipos de grupos e equipes; Estágios de desenvolvimento de grupos; Características dos grupos de trabalho eficazes; Equipes de alta performance; Intervenções com grupos de trabalho nas organizações.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Comunicação Empresarial

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Cultura e Sociedade

Temas Fundamentais de Economia, Sociologia, Ciência Política e Antropologia. Revolução industrial; Industrialização brasileira; Sociedade moderna segundo pensadores clássicos; Empresas, Estado e Sociedade Civil. Reflexões sobre capitalismo, democracia e autogestão. Direitos Humanos. Aspectos culturais da sociedade atual. História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Sustentabilidade e educação ambiental.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Estratégia e Gestão de Projetos

O campo da estratégia empresarial: os principais conceitos, classificações e teorias. O conceito de estratégia; as forças competitivas; a estratégia, a vantagem competitiva e os recursos; a estratégia e a concorrência; o processo da estratégia; o controle estratégico; análise do ambiente empresarial e dos stakeholders; os cenários. Conceitos Básicos do Gerenciamento de Projetos. O Contexto da Gestão de Projetos: Fases e Ciclo de Vida de Projetos; Gerenciamento de Stakeholders; O PMI – Project Management Institute. Os Processos de Gestão de Projetos: Conceitos de Processos de Gerenciamento de Projetos; Processos e ciclo de vida de projetos. Áreas de conhecimento: Gestão da Integração; Início de um Projeto; Gestão do Escopo; Gestão de Prazos; Gestão de Custos; Gestão de Qualidade; Gestão de Recursos Humanos; Gestão de Comunicação; Gestão de Riscos.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Fundamentos de Sistemas de Informação

Introdução aos sistemas de informação: importância da Tecnologia da Informação para as organizações, sistemas e Tecnologia de Informação, componentes de um sistema, TI e competitividade, sistemas transacionais, funcionais e de suporte gerencial. Sistemas integrados de gestão comercial: necessidade de integração, ERP – sistema integrado de gestão gerenciamento da cadeia de suprimentos e soluções de TI; gestão do relacionamento com o cliente e o CRM. Visão estratégica de um sistema CRM; Estratégias de aplicação de CRM; Etapas da aplicação e perspectivas futuras de CRM; A importância em se manter os clientes atuais e conquistar novos a baixo custo; Atendimento ao consumidor; Administração do relacionamento com o cliente; Gerenciamento de informações e banco de dados; Implantação de um sistema de relacionamento com o cliente; Construção de cadeia de relacionamentos.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Gestão Contábil

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Promoção de Vendas e Merchandising

Promoção de vendas e merchandising no contexto de marketing. A ação de promoção de vendas. Conceitos de promoção de vendas e suas relações com as outras formas de comunicação persuasiva. Composto promocional. Promoção de vendas e equipe de vendas: técnicas e recursos criativos. Promoção de vendas e rede de intermediários e promoção de vendas e consumidores finais: técnicas e recursos criativos. Embalagem promocional e respostas diretas. Merchandising no Brasil. Conceitos e diferenciação do Merchandising Editorial e Televisivo e em ponto de venda e técnicas de display. Legislação sobre promoção de vendas.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Negociação

Conflito: conceitos e características. Origem e evolução dos conflitos. O conflito visto como um processo. O conflito nas organizações: principais elementos envolvidos. Fontes de conflitos nas organizações. Visão tradicional e moderna dos conflitos. O papel dos lideres na resolução de conflitos. Estratégias de resolução de conflitos com públicos internos e externos. Competências para evitar e resolver conflitos. Conflitos com públicos externos: a importância de zelar pela imagem da empresa. Criação de um clima favorável à solução do conflito. Aplicação das técnicas de resolução de conflitos. A importância das atitudes profissionais. Conflitos Laborais. Os diferentes conflitos laborais. A natureza, as causas e as diferentes expressões de conflito. Estilos de Comunicação e a Gestão e Prevenção de Conflitos. O que é negociação: processos, objetivos e resultados. Fases do processo de negociação, Variáveis que determinam a eficácia na negociação. Modelo sistêmico do processo negocial. A escalada na negociação. Impasses na negociação. Métodos "Ganha-Ganha", "Perde-Perde", "Ganha-Perde". Respostas que facilitam a resolução de problemas. Obstáculos à resolução de problemas. Técnicas de persuasão.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Gestão de Custos e Formação de Preços

Contexto da precificação: princípios de precificação, estratégia de precificação, influência dos concorrentes, valor percebido, conhecimento dos custos, comportamento de compra dos clientes. Decisões de custo, volume e lucro: conceitos básicos, ponto de equilíbrio contábil, ponto de equilíbrio econômico. Custos para decisões de preço: principais métodos de custeio, custeio RKW, custeio variável, mark-up, lucratividade do produto e portfolio. Estratégias de preço: escolha da estratégia de preços, definição das táticas de preço, estratégias de preço no varejo, estratégias de preço em serviços.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Gestão de Vendas e Política Comercial

Elementos essenciais da política comercial: conceitos e fundamentos da administração de vendas relação de marketing e vendas. Formulação da política comercial. Métricas e política de vendas: remuneração, prêmios e comissionamento. Planejamento e gestão da força de vendas. Técnicas de comunicação necessárias ao desenvolvimento do vendedor, sua abordagem ao cliente e postura profissional. Domínio das ferramentas de promoção de vendas e atração de clientes. Análise das necessidades do comprador. Análise da concorrência: forças e fraquezas. Administração de clientes e informações. Tendências e desafios na gestão de força de vendas.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Negócios Eletrônicos

Negócios e Marketing Eletrônico. Negociação Eletrônica. Varejo no Comércio Eletrônico. Meios de Pagamento Eletrônicos. Legislação sobre o Comércio e o Negócio Eletrônico. Distribuição Física e Logística como Suporte ao Comércio Eletrônico. Anúncios Digitais.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Planejamento de Marketing e Vendas

Planejamento de Marketing: conceitos; Análise mercadológica (Pesquisa de Mercado, Segmentação, Priorização, Posicionamento); Definição de objetivos e estratégias mercadológicas (Produto, preço, comunicação e logística); Avaliação quantitativa e/ou qualitativa dos Produtos e Serviços; Estudo de segmentação do mercado alvo; Dimensionamento do mercado; Avaliação dos pontos fortes e ameaças dos Produtos e Serviços em relação ao mercado; Análise da concorrência - identificação e comparação. Planejamento de vendas. Gestão da Qualidade de processos de marketing e vendas.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Administração Financeira

Cenários econômicos: Influência da economia no mercado, Influências econômicas no crédito, Influências econômicas no comércio e varejo. Análise crítica de balanço: Análise de liquidez, Análise de atividades, Análise do endividamento, Análise da lucratividade. Balanço formal X perguntado: Gestão de caixa e Gestão de estoques. Elaboração do fluxo de caixa: Fluxo de caixa direto, Fluxo de caixa indireto, Análise crítica do fluxo de caixa. Gestão do capital de giro (CG): Determinação da necessidade CG (NCG), CCL x NCG, Ciclos operacionais e de caixa, Giro dos pagamentos, estoque e recebimentos, Gestão dos prazos médios. Gestão e análise de crédito: Objetivos do crédito, Fundamentos do crédito, Políticas de crédito financeiro, Gestão da carteira de recebíveis e Análise de crédito qualitativa.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Marketing de Relacionamento

Contextualização do marketing de relacionamento: origem, influências e evolução. Comportamento do Consumidor. Conceitos e elementos do marketing de relacionamento. A prática do marketing de relacionamento como uma nova forma de se fazer negócios e seu impacto na competitividade das empresas. O valor do cliente ao longo do tempo (customer equity ou lifetime value). A relação entre o marketing de relacionamento e a atração, satisfação, retenção e lealdade de clientes. Gerenciamento das Reclamações, críticas e sugestões dos clientes. O marketing de relacionamento como fonte de vantagem competitiva.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Disciplina Optativa

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Linguagem Brasileira de Sinais

Aspectos da Língua de Sinais e sua importância: cultura e história. Identidade surda. Introdução aos aspectos linguísticos na Língua Brasileira de Sinais: fonologia, morfologia, sintaxe. Noções básicas de escrita de sinais. Processo de aquisição da Língua de Sinais observando as diferenças e similaridades existentes entre esta e a língua Portuguesa.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Finanças Corporativas e Valor

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Legislação Trabalhista e Previdenciária

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Remuneração e Benefícios

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Gestão de Carreiras

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Rotinas de Pessoal

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Administração Orçamentária

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Mercado de Capitais

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Desenvolvimento de Equipes para Inovação e Aprendizagem

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Saúde e Segurança no Trabalho

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Estatística

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Matemática para Negócios

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Recrutamento e Seleção

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Gestão de Desempenho

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Treinamento e Desenvolvimento

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Indicadores Financeiros

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Finanças Comportamentais

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Qualidade de Vida no Trabalho, Clima e Cultura Organizacional

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Direito Tributário

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Último dia para participar da Avaliação Institucional 2024/2

Deixou pra última hora? Não tem problema, ainda dá tempo! Hoje é o último dia para responder a Avaliação Institucional 2024/2. Para participar é bem rapidinho: basta acessar o Sistema Acadêmico Unimestre e responder a…

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Últimos dias para participar da Avaliação Institucional 2024/2

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VAGAS DE ESTÁGIO DA SEMANA – 27/11/2024

26 de novembro de 2024

VAGAS DE ESTÁGIO DA SEMANA – 27/11/2024

Conforme divulgamos em nossas redes sociais, estamos postando as oportunidades de estágio e trabalho da semana. Confira: Oportunidades de Estágio em Administração Oportunidade de Estágio em Direito Oportunidade de Estágio em Gestão Comercial Oportunidades de…

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Já deixou a sua contribuição na nossa Avaliação Institucional 2024/2?

Você tem até o dia 08 de dezembro para participar. Ou seja, tempo suficiente para pensar com calma, contribuir e nos ajudar a ir mais além. Só não deixe pra última hora! Agora mesmo, a…

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Quer fazer uma graduação e precisa de auxílio? A Bolsa Fumdes pode ser para você!

O Fumdes é um fundo do Governo de Santa Catarina que apoia estudantes que não têm condições de pagar uma graduação. Com ele, você pode conseguir ajuda para estudar em cursos de ensino superior oferecidos…

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