Conheça as áreas de atuação do Psicólogo e os diferenciais do curso da Faculdade Cesusc

13 de março de 2018

O campo da Psicologia, apesar de tradicional, está sendo cada vez mais ampliado e abrindo novas perspectivas para o psicólogo. Existem ainda muitas oportunidades nos consultórios, escolas clínicas e hospitais, mas esse profissional está sendo exigido também no ambiente corporativo.

Isso ocorre porque as empresas querem entender, com maior propriedade e profundidade, como o consumidor toma as suas decisões. Assim, para ajudar a responder essa questão, cada vez mais as companhias estão contratando psicólogos, que são capacitados para analisar o comportamento do consumidor, ajudar a orientar o marketing de empresas privadas ou de agências de publicidade.

Confira outras áreas de atuação em alta para o psicólogo

O ambiente corporativo também está com vagas para psicólogos para ajudar nas estratégias envolvendo a área de Recursos Humanos. Nesse caso, o psicólogo atua de forma decisiva tanto na seleção dos funcionários, quanto na definição de planos de promoção de relações sociais entre os funcionários, orientação de carreira e colaboração em programas de reestruturação de trabalho.

Além dessas áreas em alta no ambiente corporativo, a Psicologia Clínica continua sendo a área mais tradicional da Psicologia e é uma das preferidas dos recém-formados. Ela se caracteriza por atender pessoas que sofrem de problemas emocionais. As intervenções podem ser individuais, em grupo, sociais ou institucionais. O psicólogo também pode atuar preventivamente para evitar que esses problemas ocorram.

A área educacional também demanda muito a qualificação e os conhecimentos de um psicólogo. Nesse ambiente, o psicólogo pode ajudar pais, professores e alunos a resolver problemas de aprendizagem, colaborando para a elaboração de programas educacionais em instituições de ensino. Outra área de atuação nesse ambiente é a orientação profissional, quando o psicólogo pode orientar estudantes na escolha de um curso e da profissão que eles têm maior afinidade para seguir.

Além dessas áreas, o psicólogo, que tem uma atuação social muito relevante, pode atuar também no segmento da saúde ao lado de outros profissionais. Assim, o psicólogo vai colaborar na assistência médica, fortalecendo pacientes e familiares para a recuperação da saúde física e mental em hospitais e instituições similares. Também poderá contribuir para a elaboração de políticas públicas que influenciem na saúde mental da população.

O psicólogo também pode atuar no acompanhamento de processos de adoção, violência contra menores e guarda de filhos. Outro campo de atuação importante para esse profissional são em locais como penitenciárias, asilos e centros de atendimento a crianças e adolescentes.

Outra vertente interessante para o psicólogo é a que envolve o trânsito das médias e grandes cidades. Nesse caso, ele pode contribuir para tratar problemas relacionados ao trânsito, realizar avaliação psicológica em motoristas e ajudar no desenvolvimento de ações socioeducativas com pedestres e motoristas infratores, por exemplo. O conhecimento gerado a partir do trabalho do psicólogo nesse contexto poderá resultar, inclusive, em propostas para melhorias dos espaços urbanos.

Além de todas as áreas citadas, dois campos em evolução para o psicólogo são a psicomotricidade e a neuropsicologia. Na primeira, o psicólogo utiliza recursos para o desenvolvimento, prevenção e reabilitação do ser humano nas áreas de educação, reeducação e terapia psicomotora. Atuando com a psicomotricidade, segundo o “Guia do Estudante”, o psicólogo trabalha ainda a intenção do movimento em pessoas com necessidades especiais.

Dessa forma, o trabalho do psicólogo na neuropsicologia é o de atuar no diagnóstico, acompanhamento, tratamento e pesquisa da cognição, das emoções, da personalidade e do comportamento sob o enfoque da relação entre esses aspectos e o funcionamento cerebral.

Conheça mais sobre o curso de Psicologia da Faculdade Cesusc

A Faculdade Cesusc, de Florianópolis, tem um dos melhores cursos de Psicologia do Brasil. No Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) o curso recebeu o conceito 5 – a nota máxima possível. Isso faz com que a graduação da Faculdade Cesusc seja a segundo melhor entre os cursos particulares de Psicologia do Brasil, e o melhor dessa área de conhecimento em Santa Catarina.

Entre os diferenciais do curso, está o de que a totalidade dos professores tem mestrado ou doutorado. Ao mesmo tempo, eles têm prática na docência e uma larga experiência atuando como psicólogos no mercado de trabalho.

A matriz curricular está sempre atualizada e atenta às mais modernas práticas e pesquisas dessa área do conhecimento, sendo que a sua mais recente modernização foi feita em 2016. Outro diferencial é que o curso tem um amplo campo de estágios.

Além de tudo isso, o curso de Psicologia da Faculdade Cesusc tem uma grande preocupação com o desenvolvimento científico da área. Para ajudar na evolução constante do futuro psicólogo, o Centro de Produção de Saberes e Práticas em Psicologia (Cepsi) da Faculdade, presta atendimento gratuito à comunidade aliando teoria e prática.