Como melhorar suas estratégias de marketing digital e decolar na carreira?

  • Data de publicação
    2 de dezembro de 2022
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Descubra, neste artigo, como melhorar suas estratégias de marketing digital, na prática, além de conhecer alguns tipos de estratégias, cases e muito mais!

Ter conhecimento sobre as boas estratégias de Marketing Digital possibilita ao profissional do segmento um maior destaque no mercado de trabalho. Isso porque as empresas estão sempre em busca de pessoas que se interessam por inovação e que usam a tecnologia como aliada para o crescimento das marcas.

O setor do Marketing Digital é uma área cheia de possibilidades que está em constante evolução devido as constantes atualizações dos algoritmos do Google. Todos os dias novas abordagens e métodos surgem para se adaptar aos novos canais de comunicação.

Pesquisas feitas em 2022 mostram que 94% das organizações adotaram estratégias no meio virtual para seu crescimento. Esses números só mostram a necessidade de se adaptar às mudanças e estar preparado para entregar produções de qualidade.

Quer saber o que uma boa estratégia de marketing precisa para funcionar com eficiência e eficácia? Continue a leitura deste artigo e descubra como se destacar no ramo e quais caminhos seguir.

Boa leitura!

O impacto de boas estratégias de Marketing Digital

O principal objetivo da estratégia de marketing é que a organização se torne autoridade do seu nicho. Esse destaque faz com que mais clientes sejam atraídos e fidelizados pela marca, além de aumentar a receita e gerar lucros.

Como profissional que está se preparando para ingressar no mercado, é importante entender alguns dados e como contorná-los, quando necessário. Por exemplo, vamos mostrar estatísticas coletadas em pesquisa feita pelas empresas Resultados Digitais, Mundo do Marketing, Rock Content e Vendas B2B.

  • Somente 5% das marcas acreditam estar sendo eficientes em seus planejamentos;
  • A qualificação de leads só é feita por 30,9% das instituições, mesmo que 62% tenham esforços aplicados para sua conversão;
  • O relacionamento entre as áreas de Marketing e Vendas não é claro em 44,5% das corporações.

Apostar em uma boa variedade de ações, permite métodos mais completos e sólidos. Desse modo, você consegue montar métricas para gerar tráfegos assertivos e orgânicos. 

Para entender melhor esses números, falaremos sobre algumas estratégias que podem ser bem trabalhadas. São elas: ações de engajamento, páginas para conversão de leads e co-marketing.

Ações de engajamento

A pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, mencionada acima, mostra que 91,1% das empresas estão presentes nas redes sociais. Ou seja, seu planejamento deve considerar ações de engajamento no espaço virtual que despertem interesse.

Alguns exemplos que são muito usados para engajar o público-alvo: sorteios, concursos culturais, enquetes, etc. Posts interativos ou com conteúdos relevantes também ajudam a se aproximar das pessoas e estreitar o seu relacionamento com elas.

Outro recurso muito útil é o Marketing de Influência, contando com formadores de opinião. Até agora, apenas 20,4% das companhias contam com influenciadores para divulgar seus produtos e serviços.

Páginas para conversão de leads

As páginas de conversão, também conhecidas como landing pages, são usadas com o intuito de gerar uma base de leads. 

Essa coleta de dados ajuda a gerar possíveis novos clientes para a organização, contudo não pode ser uma ação isolada. Você precisa alinhar com outras estratégias para a qualificação desses indivíduos, pois só assim haverá um resultado efetivo do planejamento.

Entre as estratégias é possível associar com inbound marketing, redes sociais, por influência, entre outros. Por exemplo, a pessoa encontrou um blogpost que a CTA é uma chamada para baixar outro conteúdo. Ao acessar a landing page serão coletados os dados necessários para conversão.

Co-marketing

O co-marketing é aquele planejamento que promove uma ação de benefício mútuo, entende o que significa? 

São relações estabelecidas entre duas ou mais marcas para gerar autoridade e ranqueamento dos seus conteúdos. 

A forma mais comum de fazermos co-marketing é por meio do Link Building, indicando um serviço ou produto oferecido pela outra companhia. Essa estratégia é uma forte aliada para as práticas de SEO, ajudando a melhorar o tráfego orgânico do site ou blog. 

Como decolar na carreira com os objetivos certos de Marketing Digital?

O primeiro passo para trilhar na carreira de marketing digital é definir seus objetivos e metas. Após isso, mantenha-se atualizado com as tendências e foque em solucionar questões de tráfego e campanhas.

Vale lembrar que um bom profissional sempre desempenha um trabalho focado no sucesso do cliente. E a presença online é indispensável nesse mundo permeado por tecnologias e interações virtuais. Mas como fazer isso? Acompanhe a seguir:

Tenha objetivos alcançáveis

Primeiro, responda três perguntas básicas:

  • O que você considera importante no aprendizado contínuo da área?
  • Quais é o seu planejamento de carreira?
  • Todas as suas metas são alcançáveis? Se não, talvez seja melhor repensá-las.

Após definir para onde deseja caminhar, comece a mensurar os possíveis resultados. Inclua na sua rotina o hábito de ler e estudar sobre marketing e inovação para se aperfeiçoar ainda mais.

Foque no que está em alta, procure conhecer as principais tendências atreladas com tecnologia e comunicação. 

Se mantenha atualizado no mundo digital

Inbound Marketing, Redes Sociais, SEO, Analytics, esses são apenas alguns exemplos que precisam de atenção. Um bom profissional do setor está alinhado e atualizado com as principais tendências do segmento.

Para ajudar na sua caminhada, listamos outros exemplos que merecem destaque para os próximos anos:

  • Marketing baseado em dados para ações mais assertivas;
  • Diversidade, acessibilidade e responsabilidade social;
  • Experiências híbridas omnichannel;
  • Marketing de Influência;
  • Campanhas e ações utilizando vídeos como reels.

Observe o tráfego do cliente

Observar o tráfego das páginas do seu cliente é um bom modo de entender como está seu posicionamento digital. Desse modo, é possível desenvolver estratégias para campanhas focadas em aumentar os números e convertê-los para clientes.

A gestão dessa ação tem por objetivo beneficiar a marca trazendo autoridade, qualificação de leads e aumento em suas vendas. 

Atente-se a datas especiais

Campanhas que se concentram em datas específicas também podem ser rentáveis como Black Friday, Natal, Páscoa, Dia das Mães, entre outros. 

Assim, sempre ofereça planejamentos pensando nesses momentos de comemoração e em como eles podem ser vantajosos. É interessante manter um portfólio com projetos piloto para apresentar durante uma reunião de definição de temas e conteúdos.

Dica extra: Tenha um MBA em Comunicação Digital

Até aqui esperamos ter ajudado você a obter as melhores informações sobre estratégias de Marketing Digital. Com tantos dados e ideias para crescer profissionalmente, o ingresso em uma Pós-Graduação pode se tornar fundamental. Isso porque te ajuda a se tornar ainda mais capacitado e qualificado para o mercado de trabalho.

A CESUSC oferece um MBA em Comunicação Digital que vai fazer sua carreira decolar. Um curso totalmente prático e online para você se especializar em assuntos focados em tecnologia. 

Conheça os principais diferenciais de estudar na CESUSC:

  • Ensino dividido em trilhas de conhecimento;
  • Conta com profissionais de autoridade no seu segmento;
  • Possibilidade de inserção imediata no mercado de trabalho;
  • Oferece 40 horas de laboratório sendo orientado para a prática.

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