Colaboradoras da Cesusc apresentam em Salvador artigo sobre o futuro da biblioteca universitária

7 de junho de 2018

As bibliotecárias da Faculdade Cesusc Debora Zamban e Juliana Frainer participaram em abril do XX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, que aconteceu em Salvador (BA). Na ocasião, as colaboradoras apresentaram o artigo “Programa Penas Alternativas: educação do usuário para a responsabilidade social – relato de experiência de uma biblioteca universitária”.

O programa Penas Alternativas é voltado para aqueles estudantes que têm multas por atraso na entrega de livros e demais itens da biblioteca. Para compensar os pontos e ter o acesso normal aos livros, artigos e DVDs é feita a campanha de sensibilização. As doações de brinquedos, agasalhos e materiais de higiene e limpeza valem pontos e são destinadas a entidades e projetos sociais da região.

Dessa forma, o artigo descreveu o funcionamento da ação, demonstrou a aproximação da função educativa e social da biblioteca e dos seus usuários, além dos benefícios da implementação do Programa Penas Alternativas para todos os envolvidos. “A temática do artigo representa o dia a dia na biblioteca da Faculdade Cesusc que, por meio do programa, busca soluções que não sejam meramente punitivas, mas sim, que tenham caráter educativo e social, promovendo cidadania e interação dos frequentadores da biblioteca com a comunidade que os cerca”, explica Debora Zamban.

O Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias é um evento de abrangência nacional que proporciona interação entre representantes de bibliotecas universitárias de diversos lugares do país. “Consideramos extremamente importante compartilhar com os colegas de profissão estratégias que possam aproximar os usuários e, ainda, reflitam positivamente, por meio de ações de responsabilidade social na comunidade local”, completa Juliana Frainer.