Alunos de Direito participam da IX Competição Brasileira de Arbitragem e Mediação Empresarial

24 de outubro de 2018

Alunos do curso de Direito da Faculdade Cesusc, integrantes no Nuparb (Núcleo de Prática Jurídica em Arbitragem), embarcaram para São Paulo com a missão de participar da IX Competição Brasileira de Arbitragem e Mediação Empresarial da CAMARB (Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial – Brasil). É a primeira vez que uma Faculdade particular de Santa Catarina participa da competição.

O evento, que é o maior da América Latina, será realizado na capital paulista entre os dias 25 e 28 de outubro, na Faculdade Ibemec (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais). A competição é voltada para estudantes e profissionais do Direito interessados nas áreas de arbitragem e mediação. Para esta edição, a organização estima receber cerca de 1.500 participantes, em 84 equipes, de instituições de ensino e escritórios de advocacia do Brasil todo.

Segundo Felipe Moraes, secretário-geral da CAMARB, o objetivo do evento é transmitir as técnicas de mediação e arbitragem, além de incentivar seu estudo, contribuindo para a formação de profissionais mais qualificados para atuar nessa determinada área.

A equipe da Faculdade Cesusc, composta de sete alunos, será coordenada pelas professoras Isabela Medeiros e Adriana Ramme, do curso de Direito da Instituição. Antes de embarcar para São Paulo, o grupo se reúne hoje (23) na Câmara de Mediação e Arbitragem ACIF para participar de uma arbitragem simulada contra os alunos de Direito da UFSC. “Será um treinamento para o torneio nacional. As equipes irão reproduzir o trabalho a ser realizado na competição, permitindo aos discentes compreender como funciona um julgamento arbitral e uma competição de arbitragem”, explica a professora Adriana Ramme.