Alunos da 8ª fase de Arquitetura e Urbanismo fazem visita técnica ao Centro Histórico de Laguna

11 de outubro de 2024

No último sábado, 5 de outubro, os alunos da 8ª fase de Arquitetura e Urbanismo do UNICESUSC realizaram uma visita técnica ao Centro Histórico de Laguna. Acompanhados pelo professor Carlos Pinto, responsável pela disciplina de Técnicas Retrospectivas, os estudantes puderam explorar o patrimônio material do polígono tombado da cidade. Também tiveram a oportunidade de presenciar a pesca artesanal com o auxílio de botos, considerada Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, reconhecimento efetuado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

O objetivo da atividade foi promover o aprendizado de novas culturas e técnicas e fornecer dados e informações para o trabalho final da disciplina, que envolve a intervenção arquitetônica em uma edificação tombada de Laguna.

Viagens técnicas são essenciais para a formação dos alunos de Arquitetura, pois proporcionam uma vivência prática que complementa o aprendizado teórico em sala de aula. Essas experiências permitem que os estudantes observem de perto diferentes estilos arquitetônicos, técnicas construtivas e contextos urbanos e históricos, ao mesmo tempo em que interagem diretamente com o ambiente construído. Além disso, promovem uma maior integração entre os estudantes, fortalecendo os laços de amizade e confiança no curso e na instituição.

Em nome da turma 81, agradecemos ao coordenador do curso, professor Pery Segala, que não mediu esforços para a realização da primeira viagem de estudos do curso de Arquitetura, e ao UNICESUSC, que apoiou nossa proposta, proporcionando aos alunos uma oportunidade única de ampliação dos horizontes, com aprendizados diversos e, acima de tudo, a união entre colegas.