AGENDA DE ATIVIDADES
• MESAS
10:10 – 12:10
Carol Proner e José Geraldo de Souza Junior.
• Oficinas
27/10 – Terça-Feira – Tarde
14h
Título da Atividade: Sistema de justiça criminal, Hipertrofia do Judiciário e Autoritarismo.
Participantes: Carlos Magno Spicigo, Anaís Medeiros Passos, Pedro Serrano, Cristiane Brandão e Sergio Graziano.
Link do Meet: http://meet.google.com/dgb-xrcj-uqx
Título da Atividade: Vulnerabilidades cruzadas e direitos humanos: erosões e lutas por direitos.
Título da Atividade: Direitos humanos em tempos de desidratação da democracia no Brasil: há luz no fim do túnel?
Participantes: Marcelo leão, Luciana Bedeschi, Cristiano Muller e Luzia Cabreira.
Link do Meet: https://meet.google.com/ybo-odch-pty
15h
Título da Atividade: Direito Achado na Rua: 30 anos.
Participantes: Alexandre Bernardino Costa (UnB), Adriana Andrade Miranda (UFG), Antônio Sérgio Escrivão Filho (IESB) e Talita Rampin (UnB).
Link do Meet: http://meet.google.com/xdj-fzhp-jpv
16h
Título da Atividade: A Mídia Independente e a Soberania Comunicacional.
Participantes: Raul Fitipaldi, Claudia Weinmanl e Rosangela Bion de Assis.
Link do Meet: http://meet.google.com/cha-ewdd-obg
28/10 – Quarta-Feira – Tarde
Título da Atividade: 8M e frente catarinense pela legalização do aborto: pensamentos e práticas feministas.
Participantes: Iris Gonçalves Martins, Liliane de Fátima Santos, Gabriela Sagaz e Gabriela Milan.
Link do Meet: http://meet.google.com/oqg-ppjo-ivg
Título da Atividade: Metodología relacional para análisis dos processos de luta por direitos.
Participantes: Manuel E. Gándara Carballido.
Link do Meet: http://meet.google.com/mth-ghgf-ogm
16h
Título da Atividade: Perspectivas feministas para o ensino jurídico dos direitos humanos.
Participantes: Grazielly Alessandra Baggenstoss, Juliana Alice Fernandes Gonçalves, Beatriz de Almeida Coelho, Luciele Mariel Franco e Betina Fontana Piovesan.
Link do Meet: https://www.youtube.com/watch?v=G40tlGVgWFg
17h
Título da Atividade: A Covid-19 e os direitos Humanos.
Participantes: Manoel Moraes, Fernanda Lapa e Paulo Cesar Carbonari.
Link do Meet: http://meet.google.com/qya-pxeg-nsg
18h
Título da Atividade: O que pensa você do Brasil de hoje – relato de uma experiência cênica, pelo direito ao teatro e direito a opinião.
Participantes: Cecília Boal, Julian Boal, Marco Antonio Rodrigues, Rafael Villas Boas, Sara Antunes e Sergio Carozzi.
Link do Meet: http://meet.google.com/spw-exck-rqr
29/10 – Quinta-Feira – Tarde
14h
Título da Atividade: Mesa de debates sobre memória, verdade e justiça.
Participantes: Eneá de Stutz e Almeida e Vera Vital Brasil.
Link do Meet: http://meet.google.com/oqi-pawn-bmz
Título da Atividade: O observatório de políticas constitucional descolonizados para a américa latina – OPCDAL e os desafios e contradições à efetivação dos direitos humanos.
Participantes: Maria Aparecida Lucca Caovilla, Ivone Fernandes Morcilo Lixa, Maria Claudia Crespo e Anna Paula Bagetti Zeifert.
Link do Meet: http://meet.google.com/ssq-skij-idt
16h
Título da Atividade: Direitos da natureza e direitos humanos.
Participantes: Fernando Antônio de Carvalho Dantas, Fernando Aith Feaith, Roberto de Figueiredo Caldas e Germana de Oliveira Moraes.
Link do Meet: http://meet.google.com/vap-uyck-qjx
Título da Atividade: Crimes de Ódio e Pandemia.
Participantes: Rosa – AJD- SC – Ana Cristina Borba Alves, Cláudia Maria Dadico e João Marcos Buch.
Link do Meet: http://meet.google.com/fwk-sadq-czv
16:30h
Título da Atividade: Implicações do trabalho intelectual na atualidade: provocações sobre a saúde de profissionais de direito.
Participantes: Fabrício Mendes dos Santos, Elaine Cristine da Silva, Milena Ketzer Caliendo dos Reis, Maria Loiva de Andrade e Felipe Hack de Barros Falcão.
Link do Meet: http://meet.google.com/dpb-xkhy-tdp
CONFERÊNCIA DE ABERTURA.
- María José Fariñas Dulce:
Doutora em Direito pela Universidad Complutense de Madrid. Atualmente é professora Catedrática de Filosofia do Direito da Universidade Carlos III de Madrid. Leciona também para o Mestrado e Doutorado nas áreas de Direitos
Humanos, Direitos Fundamentais, Ciência Política e Sociologia Jurídica.
- Paulo Abrão:
Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Especialista em Direitos Humanos e Processos de Democratização pela Universidade do Chile.
MESA 1.
- Rita Sipahi:
Ex-militante da Ação Popular e do Partido Revolucionário dos Trabalhadores. Atualmente é advogada de presos políticos, conselheira da Comissão de Anistia, do Ministério da Justiça e eúne obras artísticas de pres os políticos. Foi presa em 1971 e passou 11 meses no Presídio Tiradentes, na “torre das donzelas”, junto com Dilma Rousseff.
- Susanna Lira:
Diretora do filme Torre das Donzelas. É Diretora e Roteirista com pós graduação em Biopolítica Criminal, Direito Internacional, Direitos Humanos e Filosofia. Já dirigiu cerca de 12 longas metragens e diversas séries de TV.
- Guida Amaral:
Foi militante da Ala Vermelha e Logo, na manhã do dia 31 de agosto de 1969, foi presa em uma ação da polícia política que a levou para o Quartel General do II Exército onde enfrentou os primeiros interrogatórios pautados por tortura. Em seguida, foi transferida para o Deops/SP, onde permaneceu por aproximadamente dois meses até ser transferida para o Presídio Tiradentes, na Torre das Donzelas. Atualmente, Guida trabalha como mediadora de conflitos e colabora com o movimento feminista em São Paulo.
MESA 2.
- Manuel Gandara:
Membro associado da Red de Apoyo por la Justicia y la Paz, do Instituto Joaquín Herrera Flores e professor no Mestrado da Universidad Pablo de Olavide e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde está realizando seu pós doutorado. Atua ainda como ativista de direitos humanos, dedicado à educação popular em direitos humanos na Venezuela.
- Gisele Ricobom:
Possui Diploma de Estudos Avançados em Direitos Humanos e Desenvolvimento pela Universidade Universidade Pablo de Olavide, Espanha e Doutorado em Direitos Humanos e Desenvolvimento pela Universidade Pablo de Olavide. É professora do Curso de Relações Internacionais e Integração da Universidade Federal da Integração Latino-Americana e do Programa de Mestrado em Integração Contemporânea da América Latina, da mesma Universidade. Atualmente em cooperação técnica com a Faculdade Nacional de Direito, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
- Edileny Tomé da Mata:
Doutor com acreditação europeia pela Universidade Pablo de Olavide, Sevilla. É pesquisador CAPES no âmbito do Programa Nacional de Pós-doutoramento do Ministério de Educação e Cultura do Brasil, mediante o qual leciona, realiza um projeto de pesquisa e desenvolve a sua carreira acadêmica junto ao Programa de Mestrado em Direitos fundamentais e Democracia no UniBRASIL.
- Maria Aparecida Lucca Caovilla:
Doutora em Direito na área de concentração Direito, Política e Sociedade pela Universidade Federal de Santa Catarina. É docente do Curso de Graduação em Direitodo da Unochapecó e do Mestrado em Direito da mesma instituição. É autora de livros e atua como pesquisadora na linha do Direito, Cidadania e Socioambientalismo.
MESA 3.
- João Ricardo Dornelles:
Doutor em Serviço Social pela UFRJ, Mestre e Graduado em Direito em Direito pela PUC-Rio. Professor do Programa de Pós-graduação em Direito e Coordenador-Geral do Núcleo de Direitos Humanos da PUC-Rio.
- Vera Regina Andrade:
Pós-Doutora em Criminologia e Direito Penal pela Universidade de Buenos Aires e pela Universidade Federal do Paraná. É Professora visitante no Instituto Internacional de Sociologia Jurídica de Oñati, na Espanha, e Professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina.
- Kenarik Boujikian:
Jurista e magistrada brasileira. Foi juíza de direito e desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Foi cofundadora da Associação Juízes para a Democracia (AJD), feminista militante de direitos humanos.
- Rubens Casara:
Doutor em em direito pela UNESA/RJ. É juiz de direito do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, fundador do Movimento da Magistratura Fluminense pela Democracia (MMFD), membro da Associação Juízes para a Democracia (AJD) e do Corpo Freudiano.
MESA 4.
- Francisco Infante:
É Professor de Direito Civil, com perfil de especialização Comparativo Direito Privado, da Universidade Pablo de Olavide, Sevilha. As suas principais linhas de pesquisa estão nas áreas de Direito de recrutamento, Direito de proteção, Direito privado europeu e Lei de delitos.
- Vera Lúcia Santana Araújo:
Advogada, integrante da Frente de Mulheres Negras do DF e Entorno e da Executiva Nacional da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia – ABJD.
- Cynthia Pinto da Luz:
Advogada, ativista de direitos humanos.
- João Carlos Nogueira:
Doutor em Pré-História, Cultura Material e Gestão do Território- UTAD/Portugal. É Secretário Executivo do Instituto Cidade- IC/ Florianópolis – SC e, também, Membro da Cátedra de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade racial da UFSC.
MESA 5.
- Humberto Marcial:
Diretor da Associação Mineira dos Advogados Trabalhistas (AMAT) e Coordenador da Comissão de Relacionamento com o Tribunal Regional do Trabalho da Terceira Região. É autor de diversos artigos publicados em livros e revistas especializadas.
- Sandro Lunard Nicoladeli:
Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná e Especialista em relações de trabalho pela Universidad de Castilla-La Mancha, Espanha. Professor-adjunto nas disciplinas de Prática Jurídica Trabalhista e Direito Sindical na Universidade Federal do Paraná.
- Marta Skiner:
Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em Ciência Política pela Sociedade Brasileira de Instrução – SBI/IUPERJ. É professora assistente da UERJ e da Veris Educacional S/A e professora titular da Universidade Cândido Mendes.
- Marcelo D’Ambroso:
Desembargador do Trabalho e membro da Associação Juízes para a Democracia – AJD. É Mestre em Direitos Humanos e Direito Penal Econômico, bem como especialista em Relações Laborais pela OIT e em Direitos Humanos pela Universidade Pablo de Olavide.
MESA 6.
- Grazielly Baggenstoss:
Doutora em Direito, Política e Sociedade pela UFSC, sendo professora de graduação e pós graduação em Direito na mesma instituição. Fundadora do Grupo de Pesquisa/CNPq “Lilith: Núcleo de Pesquisas em Direito e Feminismos”.
- Karlla Patrícia:
Doutora e Mestre em Direito das Relações Sociais – Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e graduação em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso.
- Olivia Rangel:
Mestre e Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Autora da obra Esperança equilibrista: resistência feminina à ditadura militar no Brasil
- Paula Helena:
Mestre em Psicologia Social pela UFSC e Psicóloga pela Universidade do Vale do Itajaí. É pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Deficiência (NED – UFSC), membro do Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional (LAPEE – UFSC) e do Margens. Atualmente é docente do Curso de Psicologia da Unisociesc.
MESA 7.
- Paulo Iotti: (iotti com i)
Doutor em Direito Constitucional pela ITE/Bauru. É Advogado e Professor Universitário, Especialista em Direito da Diversidade Sexual e de Gênero, em Direito Homoafetivo e Membro do Grupo de Advogados pela Diversidade Sexual e de Gênero.
- Clarindo Eppaminondas:
Doutor em Direito, Estado e Sociedade pela UFSC, sendo professor do Centro de Ciências Jurídicas da mesma instituição. Coordena o projeto de extensão do Grupo de Pesquisa e o Núcleo de Estudos em Direitos e Diversidades e, Na Pós-graduação atua nas áreas de Direitos e Diversidades e Metodologia da Pesquisa Jurídica.
- Gabriela da Silva
Possui Mestrado em educação, é Transativista e Transfeminista, sendo também cofundadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Travestilidades, Transexualidades e Transgeneridades da UFSC, Integrante do EPEJA/UFSC e do Laboratório de Sexualidades Afrodite.
- Michelle Agnoleti:
Doutora em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba. É advogada, associada ao Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim) e suas pesquisas são voltadas para temas de gênero, sexualidade, educação, travestilidade e prostituição.
MESA 8.
- Vicente Barragán:
Doutor em Direito Público com especialidade em Direitos Humanos pela Universidade Pablo de Olavide, Licenciado em Ciência Política e Sociologia pela Universidade de Granada. É professor na Universidade Pablo de Olavide e na Universidade Internacional de Andaluzia.
- Gisele Cittadino:
Doutora em Ciência Política, Mestre em Direito e Graduada também em Direito. É professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, atuando na área da Filosofia Constitucional.
- Larissa Ramina:
Doutora em Direito Internacional pela USP. É Professora de Direito Internacional Público e de Direitos Humanos da UFPR, nos cursos de graduação e pós-graduação, Membro da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) e do Conselho Latinoamericano de Justiça e Democracia (CLAJUD).
- Francisco Sierra:
É professor de Teoria da Comunicação na Universidade de Sevilha. Diretor da Seção de Comunicação e Cultura da Fundação de Pesquisa Marxista, atualmente preside a União Latina de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura (ULEPICC) e é membro ativo da REDE TRANSFORM da UE, e a Associação Espanhola de Pesquisa em Comunicação (AE-IC).
MESA 9.
- Danilo de Oliveira:
Doutor em Direitos Humanos pela Universidade de São Paulo (USP). Graduado e mestre em Direito pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Pesquisador do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação da Universidade de São Paulo (CELACC/USP). Atua como professor e pesquisador nas seguintes áreas: direito constitucional, direitos humanos, políticas públicas e políticas culturais.
- Andrea Zanella:
Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui mestrado e doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
- Lucas Amaral de Oliveira:
Professor do Departamento de Sociologia da UFBA. Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo, Mestre em Sociologia pela USP e Bacharel em Ciências Sociais pela UEL. É um dos líderes do Periféricas – Núcleo de Estudos em Teorias Sociais, Modernidades e Colonialidades, vinculado à UFBA.
- Cecilia Boal:
É psicanalista e atriz. Preside ao Instituto Augusto Boal, criado em 2010.
CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO
- Carol Proner:
Professora de Direito Internacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora em Direitos Humanos pela Universidade Pablo de Olavide na Espanha, é membro da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD).
- José Geraldo de Souza Junior:
Professor Titular da Faculdade de Direito e do Programa de Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania da UnB; coordena o projeto O Direito Achado na Rua.
Além disso, separamos uma lista de curadoria de filmes e materiais interessantes sobre o tema, acesse nos links abaixo.
https://docs.google.com/document/d/1tXhzteZfZVSVj3Or9wUhjymZUCb_YvWgdIN7d8lEeac/edit?usp=sharing
https://www.instagram.com/exposicaovirtualdefotografia/?hl=pt-br