Acadêmica de Psicologia Vera Weissheimer lança livro na Cesusc

8 de fevereiro de 2018

Acadêmica de Psicologia Vera Weissheimer lança livro na Cesusc

Vera Cristina Weissheimer, acadêmica do curso de Psicologia da Faculdade Cesusc (8ª fase), fará o lançamento do seu terceiro livro intitulado “Eu vi tuas lágrimas”, pela editora Kiron, de Brasília, no próximo dia 27 de fevereiro, às 9h10, na biblioteca da Faculdade.

O livro, que está na quinta edição, aborda a necessidade de reconhecer as perdas e de viver o luto como um processo. “É preciso reconhecer o luto e vivê-lo para poder superar. O luto não precisa ser encarado como experiência unicamente ligada à morte, mas a todas as perdas significativas tais como de amor, das fases da vida, do emprego etc. O livro também traz a força de uma espiritualidade saudável, não avizinhada de fundamentalismos, que é força capacitadora de resiliência e, por conseguinte, de superação”, explica a autora.

A ideia de escrever o livro surgiu em 2009, quando Vera participou do início do programa da “Pastoral Care”, no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. O programa ajudava as pessoas a se conectarem com sua espiritualidade pessoal. “Nesse programa, tive o privilégio de escutar muitas dores e sofrimentos, muitas histórias de superação – apesar da morte. Integrei também as Comissões de Cuidados Paliativos e Bioética, o que me colocava constantemente diante de questões envolvendo o limiar entre vida e morte. Percebendo o quanto paciente, familiares e equipes de saúde tinham dificuldade de lidar com as perdas, e o quanto encontravam na sua vivência de espiritualidade e força de superação, me senti motivada a continuar a escrever um material que eu já estava trabalhando”, relembra.

Segundo a autora, o livro é uma homenagem a sua bisavó, com quem aprendeu a gostar de histórias e ela é a contadora das histórias que interligam os capítulos. É também uma homenagem a sua mãe que morreu cedo.

Sobre a autora
Vera nasceu em Cruzeiro do Sul (RS) e mora em Florianópolis há três anos. É formada em Teologia pela Escola Superior de Teologia em São Leopoldo (RS), mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo/UMESP. Fez parte da formação em Logoterapia pela Sociedade Brasileira de Logoterapia, em São Paulo. Tem formação em Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. Atualmente, trabalha dando conferências na área da saúde e espiritualidade e é responsável pelo projeto “Bem Estar e Cuidado nas relações de trabalho”, da Fundação Celesc-CELOS, na capital. É autora dos livros “Escolhas” e “Quando a vida dói”.