Ministro do TST concederá palestra em Congresso Internacional no Cesusc

27 de novembro de 2009

O Congresso Internacional Novos Rumos para Direito Social, realizado no Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc), receberá, hoje, às 19 horas, a presença do Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Dr. Walmir Oliveira da Costa, que proferirá a conferência “Controle Judicial das Dispensas de Trabalhadores”. A mesa será presidida pelo Dr. Anestor Mezzomo, Procurador do Trabalho da 12ª Região.

Após a palestra, será aberto um espaço para debates e, na sequência, o encerramento do evento com a cerimônia de posse da Procuradora-Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 12ª Região, Cinara Sales Graeff, eleita para o biênio 2009/2011.

Sobre Walmir Oliveira da Costa
Walmir Oliveira da Costa nasceu em Irituia (PA) em 17 de fevereiro de 1958. Graduou-se em Direito e obteve título de mestre em Direito Público pela Universidade Federal do Pará. Na década de 80, foi assistente técnico e advogado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-Museu Paraense Emílio Goeldi, onde exerceu diversos cargos e presidiu comissões. Ingressou na magistratura trabalhista por concurso público em 1989, como juiz do Trabalho substituto da 8ª Região (PA/AP). Atuou em todas as Varas do Trabalho de Belém e nas de Abaetetuba, Almeirim, Altamira, Castanhal, Macapá e Marabá. Em janeiro de 1993, foi promovido por merecimento e por unanimidade a titular da Vara do Trabalho de Almeirim e, posteriormente, de Abaetetuba e 1ª de Belém.

Presidiu a Associação dos Magistrados do Trabalho da 8ª Região (Amatra VIII) e lecionou nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade da Amazônia, entre 1996 e 2003. Em 1997, foi promovido por merecimento a juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região. Atuou como juiz convocado no Tribunal Superior do Trabalho em dez períodos de convocação, entre 2000 e 2007. Em novembro de 2007, tomou posse como ministro do TST, em vaga destinada à magistratura