Alunos da sétima fase de Direito Noturno preparam-se para audiência simulada

22 de outubro de 2008

Os estudantes da turma de sétima fase do curso de Direito Noturno (nas fotos ao lado) estão se preparando para participar da simulação de uma audiência de instrução e julgamento como parte da disciplina de Prática Simulada I. No dia-a-dia de um profissional de Direito, a audiência é sempre um exercício desafiador, e o objetivo de trazê-la para o ambiente acadêmico é melhor preparar esses estudantes para a vivência que poderão ter em breve. A audiência simulada é realizada com base em um caso real de pedido de indenização e será presidida por um magistrado de primeiro ou segundo grau.

São realizados quatro encontros preparatórios, sempre na segunda-feira á tarde, sendo que a audiência toma vez em um quinto encontro. A turma da sétima fase de Direito Diurno participou da atividade durante a primeira metade deste semestre.

Segundo a professora da disciplina e idealizadora desse exercício prático, Iôni Heiderscheidt (na primeira foto ao lado, de pé), essa é uma proposta inovadora que o Cesusc faz aos seus estudantes. “A audiência simulada é uma oportunidade em que os acadêmicos podem experimentar, além do técnico, o clima e a temperatura de uma situação em que logo se encontrarão. É uma ocasião em que práticas simples, como a forma de se vestir e o comportamento do juiz e do promotor são observadas com maior propriedade”, explica.

Prática teve início neste ano
Até o segundo semestre de 2007, os alunos de sétima fase que cursavam a disciplina Prática Simulada I realizavam visitas a órgãos públicos parceiros da Faculdade. A partir do primeiro semestre de 2008, essas turmas ganharam uma atividade prática diferente, com a montagem da audiência simulada e o oferecimento de encontros preparatórios. A iniciativa de mudança na disciplina se deu pela importância e complexidade teórica e prática desse ato processual. Esse aprimoramento objetiva ampliar o aprendizado dos alunos.