Empresa Júnior realiza consultoria em padaria no Norte da Ilha

15 de agosto de 2017

Empresa Júnior realiza consultoria em padaria no Norte da Ilha

A Empresa Jr. EDGE (Escritório de Desenvolvimento em Gestão e Empreendedorismo) da Faculdade CESUSC tem por objetivo apoiar, atuar e fomentar a prática profissional e de negócios empresariais e sociais, e dentre os trabalhos, atualmente, vem assessorando a administração de uma padaria no bairro Canasvieiras, em Florianópolis.

Em funcionamento há 20 anos, a padaria familiar foi comandada por muitos anos pela mãe da atual gestora, Bárbara Luiza Kolben Netto. Com o suporte e apoio do pai, Bárbara vem assumindo algumas funções administrativas e percebeu que a empresa precisava de uma reestruturação, principalmente na área financeira.

“Após o afastamento da minha mãe, os negócios começaram a ter muitos problemas e acúmulo de dívidas. Busquei o Empresa Jr. com a urgência do serviço no financeiro, pois julgava ser algo que estava em pior estado de organização. Dentro da disponibilidade que tivemos até agora o processo tem sido construtivo e tenho aplicado as orientações que recebo e isso tem mudado o quadro da empresa. O processo é lento, mas tem sido ótimo, além do aprendizado que eu consigo ter como estudante do Curso de Administração da Faculdade CESUSC”, explica Bárbara.

Com 13 pessoas no quadro de funcionários, a produção da padaria conta com pães variados, doces e tortas. “O nosso grande foco sempre foi vender produtos de qualidade com as melhores matérias-primas possíveis. Grande parte das receitas vieram dos meus avós. Minha avó era confeiteira e meu avô padeiro. Há uma história no negócio, que vem sendo transmitida há três gerações. Estar ajudando na reconstrução da padaria é um desafio e uma grande responsabilidade”, explica.

Entre os principais desafios do negócio, além do financeiro/contábil, estão a gestão de pessoas, o marketing, os processos de produção, os custos dos produtos e controle de estoque. Segundo Bárbara, a consultoria tem ajudado em pequenas mudanças diárias, mas que trazem grandes transformações. “Agora vamos fazer o fechamento de um mês para ter os relatórios e saber em qual direção devemos seguir, isso vai ser de grande importância para a empresa, para determinar um rumo e planejar em cima dos resultados obtidos”, completa.

“Os trabalhos realizados no Escritório Júnior são gerenciados como projetos de curto, médio e longo prazo, atendendo toda a comunidade externa e interna da instituição. Nosso objetivo com esse trabalho é realizar um diagnóstico, principalmente financeiro e de processos. Nosso prazo de execução é de três meses e seis alunos da graduação estão envolvidos na atividade”, explica Fernando Lengler, Coordenador de Pesquisa e Extensão.