Associação do Bairro Sambaqui busca parcerias para manter casarão e atividades

  • Data de publicação
    6 de setembro de 2016
  • Discussão
    Nenhum comentário

Associação do Bairro Sambaqui busca parcerias para manter casarão e atividades para comunidade

Instalada em um casarão histórico no bairro Sambaqui, a Associação do Bairro Sambaqui (ABS), que existe desde 1982, sobrevive com o apoio de voluntários, moradores e amigos. A entidade defende e promove as tradições e culturas do povo ilhéu, por meio dos Grupos Folclóricos Boi de Mamão de Sambaqui e do Pau de Fita, do Grupo Olaria de Sambaqui.

Além desses projetos, a associação produz e comercializa artesanato local, tais como a renda de bilro. As oficinas abertas à comunidade também garantem a movimentação no espaço, que abriga cursos de educação ambiental, tear, yoga, artesanato, música e alfabetização.

No casarão da Ponta do Sambaqui, são realizadas reuniões mensais abertas aos moradores e demais interessados para discutir e promover a preservação ambiental e cultural. “O objetivo principal da Associação é lutar pela defesa das tradições locais, incentivar a prática do esporte, e lutar pela preservação do meio ambiente, promovendo assim, a inclusão e o bem-estar social de nossa comunidade”, explica Patricia Leigh, umas das apoiadoras do projeto.