Falecimento do advogado e Honoris Causa da Faculdade CESUSC Edésio Franco Passos

9 de agosto de 2016

É com pesar que a Direção informa o falecimento do advogado e Honoris Causa da Faculdade CESUSC, Edésio Franco Passos, nesta terça-feira (dia 9), aos 77 anos, em Florianópolis.

O advogado trabalhista há mais de 50 anos, Edésio Passos, ex-deputado federal pelo PT-PR e fundador do Partido dos Trabalhadores, era Diretor Administrativo da Itaipu Binacional. Um homem perseguido pelo braço forte da ditadura, o advogado Edésio Passos, recebeu em 2011 o certificado de anistiado político das mãos do ministro da Justiça da época, José Eduardo Cardozo.

Nascido em 1939, em Tomazina (PR), Edésio cursou Direito em Curitiba. Foi jornalista e definiu seu caminho pelo sindicalismo e Justiça do Trabalho. Inserido na Ação Popular (AP), movimento da igreja católica responsável pela organização da resistência ao regime militar no interior do Paraná, foi para a clandestinidade com o AI-5, em 1968. Em 1971, voltou a Curitiba onde foi preso e levado ao Rio de Janeiro, para o Cenimar, onde foi submetido a interrogatórios. Em Minas, respondeu a processo da Auditoria Militar e foi condenado a um ano e meio, sendo solto em 75.

Três anos depois que retornou à advocacia, em Curitiba, Edésio foi preso novamente, por uma semana, por integrar o ‘Grupo dos 11’, como ficou conhecido o caso da Escola Oficina, a cooperativa de pais para educação infantil orientada pela Pedagogia Paulo Freire que teve grande repercussão nacional.  Com a Anistia, Diretas Já, Constituinte de 88, criação da CUT, Edésio continuou sua militância. Participou da fundação do Partido dos Trabalhadores e colocou seu nome para disputar o governo do Estado do Paraná em 1982 e o Senado (recebeu mais de um milhão de votos), sendo eleito deputado federal.

Sua trajetória como advogado inspirou toda uma nova geração de advogados no Brasil, tinha mais de 50 anos de militância política e profissional. Um dos melhores alunos do curso de Direito da história da UFPR. Reconhecido por seus artigos, palestras e acima de tudo por seu histórico de luta. Fundou os escritórios de advocacia em Defesa dos Trabalhadores no Paraná e em Santa Catarina.

Em agosto de 2012, a Faculdade CESUSC, de Florianópolis, prestou justa homenagem aos seus 50 anos de advocacia, conferindo-lhe o título de Professor Honoris Causa e uma sala com seu nome, um pequeno reconhecimento de sua trajetória pessoal e profissional, que se confunde com a história pelo direito dos trabalhadores no Brasil.

Pai de quatro filhos – Ana, André, Estevão e Valquíria, Edésio parte nos deixando a certeza do que se constituiu a sua vida, a mesma certeza que ele descreve em um artigo seu (Luther King Jr,. Anistia, CUT, publicado no blogdotarso): “Com certeza de que a construção de novo tipo de sociedade já tem alguns de seus pilares colocados pela ideia básica da liberdade, da igualdade e do trabalho solidário.”