Faculdade CESUSC recebe ação alusiva à Semana Mundial do Aleitamento Materno

  • Data de publicação
    4 de agosto de 2015
  • Discussão
    Nenhum comentário

Faculdade CESUSC recebe ação alusiva à Semana Mundial do Aleitamento Materno

Nesta quarta-feira (dia 5), às 19 horas, será realizado na Faculdade CESUSC mais um encontro do Grupo Gestar, movimento de apoio as gestantes e pais na região da Grande Florianópolis. O encontro é uma das ações alusivas à Semana Mundial do Aleitamento Materno e contará com a participação da enfermeira e consultora em amamentação Caroline Scheuer. O evento é aberto ao público e gratuito.

O objetivo do encontro é promover a importância da amamentação e discutir assuntos de interesse das mães e dos pais. São feitas rodas de conversas para incentivar o diálogo e fazer o acolhimento necessário, principalmente para as mamães de primeira viagem.

O Grupo promove, a cada 15 dias, um encontro na Sala de Vivências da Faculdade CESUSC com grávidas, mães e acompanhantes para se informar, tirar dúvidas e conversar sobre a humanização do parto. Lá elas são recebidas por voluntárias que organizam rodas de conversas e outras atividades com o objetivo de oferecer apoio e orientação sobre os benefícios do parto natural e todos os aspectos que envolvem gestação, amamentação e puerpério.

As voluntárias são integrantes do Gestar – Grupo de Apoio à Gestante. A iniciativa, nascida em junho de 2014 no bairro Campeche, Sul da Ilha, tornou-se Projeto de Extensão da Faculdade em abril deste ano pelas mãos de Virginia Vianna Silveira da Silva, educadora perinatal e estudante de Psicologia na Faculdade. “Somos um grupo voluntário de mulheres em prol da humanização do nascimento, em respeito à autonomia feminina e apoio à maternidade ativa. Somos ativistas, apaixonadas pela humanização e interessadas em ajudar a resgatar o protagonismo feminino nos nascimentos, além de mudar os alarmantes índices de cesarianas sem indicações necessárias em nosso País”, explica.

Nos encontros, são tratados temas relacionados à gestação e à maternidade com abordagem leve, didática, permitindo a interação dos convidados. Apresentação de filmes, debates, relatos de mães contando suas experiências, orientação e elaboração do plano de parto, conversas sobre os aspectos legais da assistência ao parto e outras atividades fazem parte da metodologia de trabalho.