Caravana da Anistia realiza reparação a anistiados políticos em Florianópolis

  • Data de publicação
    28 de outubro de 2014
  • Discussão
    Nenhum comentário

Caravana da Anistia realiza reparação e homenagem a anistiados políticos em Florianópolis

Na tarde dessa terça-feira (28), a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça esteve no I Congresso Internacional de Direitos Humanos, sediado na Faculdades Cesusc, para realizar mais uma sessão da Caravana da Justiça. A 88ª Caravana avaliou cinco casos de vítimas que sofreram violações – físicas e psicológicas – durante a Ditadura Militar.

As Caravanas da Anistia, consistem na realização de sessões públicas itinerantes de apreciação de requerimentos de anistia política, acompanhadas por atividades educativas e culturais. Dos requerentes dessa edição, quatro foram anistiados pelo conselho: Elizete Barleze, Magno de Carvalho Costa, Aristides Umbelino da Costa Junior e Clélia Maria Nascimento Schulze. Apenas um foi indeferido por ausência de provas.

“Esse momento representa muito para nós. É mais um marco para a agenda da transição política de memória. Os perseguidos políticos têm o direito de serem reparados e homenageados pelo Estado por tudo o que presenciaram e viveram durante a Ditadura. Há muitas pessoas a serem reparadas no Brasil, mas isso está sendo feito à medida que as histórias são manifestadas à Comissão pelas próprias vítimas”, explica o presidente da Comissão da Anistia do Ministério da Justiça, Paulo Abraão.