Cesusc recebe em outubro o Congresso Internacional dos Direitos Humanos

  • Data de publicação
    28 de agosto de 2014
  • Discussão
    Nenhum comentário

Cesusc recebe em outubro o Congresso Internacional dos Direitos Humanos

Entre os dias 27 e 30 de outubro deste ano, a Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis, mantida pelo CESUSC, sediará o “I Congresso Internacional de Direitos Humanos – Barbárie ou Civilização? Os 23 anos do Movimento Direito Alternativo”, promovido pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Jurídicos e Culturais (IPEJ). O evento vai oferecer conferências, palestras, debates e oficinas, filmes e exposições sobre o tema.

O Congresso tem como principal objetivo constituir-se como um espaço de participação e discussão democrática, no intuito de ampliar a atuação de todos aqueles que lutam pela efetivação dos Direitos Humanos, bem como permitir o encontro de estudantes e profissionais do Brasil, da América Latina e de outros países do mundo, socializando as informações acerca do papel dos Direitos Humanos e das lutas por cidadania em face dos desafios do século XXI.

O evento busca, ainda, promover a troca de experiências entre as Instituições de Ensino, Organizações Não Governamentais (ONGs) e organismos estatais sobre a efetividade dos Direitos Fundamentais e seu papel na emancipação social, além de estabelecer um balanço do Estado de Direito, seus limites e alcances, em face dos modelos de desenvolvimento em curso, com vista à atuação e efetivação dos Direitos Humanos.

Com o desafio de tratar de forma integrada as múltiplas dimensões dos Direitos Humanos, optou-se por adotar os seis eixos orientadores contidos no PNDH-3 para as mesas de debates e oficinas: Interação Democrática entre Estado e Sociedade Civil; Desenvolvimento e Direitos Humanos; Universalizar Direitos em um Contexto de Desigualdades; Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência; Educação e Cultura em Direitos Humanos; Direito à Memória e à Verdade”.

A Coordenação Geral do Congresso está a cargo dos Professores Edmundo Lima de Arruda Júnior e Prudente José Silveira Mello. O Professor Edmundo Lima de Arruda Júnior possui Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutorado em Sociologia – Université Catholique de Louvain, Pós-Doutorado em Sociologia Política na Universitè Paris 8 Saint Denis e Pós-Doutorado em Sociologia na Universitè Paris X Nanterre; Já o Professor Prudente José Silveira Mello é membro do Instituto Defesa da Classe Trabalhadora – Declatra, conselheiro da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Mestre em Teorias Críticas do Direito pela Universidad Internacional de Andalucia – Espanha, Doutorando em Direitos Humanos e Desenvolvimento pela Universidad Pablo de Olavid, em Sevilha, Espanha.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (48) 3239-2638