Bolsas de estudos permitem o acesso à formação superior no CESUSC

  • Data de publicação
    16 de janeiro de 2014
  • Discussão
    Nenhum comentário

A Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis, mantida pelo CESUSC, faz parte de programas dos Governos Federal e Estadual que disponibilizam bolsas para graduação.
Por meio dessas bolsas, acadêmicos economicamente carentes têm alternativas para facilitar seu acesso e permanência em uma Instituição de Ensino Superior. Veja abaixo como funcionam:

ProUni
As inscrições para bolsas de estudo do ProUni (Programa Universidade para Todos) vão até sexta-feira (dia 17) e podem ser feitas no site do programa. O CESUSC tem vagas destinadas ao ProUni nos cursos de Direito, Administração, Psicologia e Design de Interiores. A primeira chamada dos resultados será no dia 20 de janeiro e a segunda, no dia 3 de fevereiro.
Para participar é preciso ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em estabelecimento particular na condição de bolsista integral e ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2013, obtendo pelo menos 450 pontos, além de não ter zerado a nota da redação. Os interessados devem comprovar renda bruta familiar por pessoa de até 1,5 salários mínimos.

Artigo 170 da Constituição Estadual
Conforme a Lei Complementar n° 281 de 20/01/2005, Lei Complementar n° 296 de 25/07/2005 e n° 420 de 01/08/2008, que regulamenta o Artigo 170 da Constituição Estadual, o Governo do Estado de Santa Catarina concede Bolsas de Estudos para auxiliar no pagamento de mensalidades aos acadêmicos economicamente carentes, matriculados nos cursos de graduação (bacharelados e tecnólogos) na Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis – CESUSC.
O Formulário de Inscrição está disponível no site do CESUSC.

FIES
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.
O processo de inscrição é realizado pelo site SisFIES ou 0800-616161

Mais informações pelo telefone 3239-2600 ou [email protected]