Biblioteca do CESUSC serve como fonte de Cultura e Conhecimento para a Comunidad

17 de dezembro de 2013

Já no primeiro semestre de 2014, a Biblioteca da Faculdade CESUSC contará com um espaço para obras de poesia e artes, incentivando o contato dos acadêmicos, professores, colaboradores e demais usuários com esse tipo de publicação.

A iniciativa é parte de uma política de promoção cultural implementada pela atual Diretoria da Faculdade em conjunto com os Colaboradores da Biblioteca. Só em 2013, foram adquiridos 228 títulos, totalizando 922 exemplares para o acervo geral. Destes, 120 novos títulos são de literatura, com 214 exemplares; 8 novos DVDs e 92 exemplares de legislação.

A Bibliotecária Juliana Frainer explica que as aquisições do acervo são planejadas para “atender e aprofundar os conteúdos transmitidos em sala de aula, e, além disso, fomentar novas demandas de pesquisa e ensino, para que os alunos formados pela nossa Instituição se impliquem em fazer a diferença no mercado de trabalho, exercendo a profissão de maneira ética e com excelência.”

Além dos livros adquiridos, foram recebidas várias doações de Alunos e Professores da Instituição e através do programa Penas Alternativas. Destas doações, foram incluídos no acervo geral 649 títulos, 702 exemplares; 398 exemplares no acervo de literatura e 72 títulos de DVDs só nesse ano.

Por meio das campanhas realizadas pelo Programa Penas alternativas da Biblioteca, foram arrecadados, do ano 2011 a 2013, 129 litros de água, 1.958 produtos de higiene pessoal, 536 quilos de alimentos, 552 brinquedos e 6.903 peças de agasalho.

As doações foram distribuídas para diversas Instituições de Caridade e famílias carentes no Estado, entre elas: AMOSC, CAPSI – Lages, Cidade da Criança, Lar Bom Samaritano, Vila Formosa, Cruz Vermelha e Comunidades carentes de São José.

Em março de 2013, o Projeto Epopeia Literária foi revitalizado no Terminal Integrado de Santo Antônio de Lisboa (TISAN), e desde então foram disponibilizados à comunidade 1.895 obras, muitas delas oriundas do Programa Penas Alternativas.

A Biblioteca do CESUSC deu continuidade ao Projeto “Espaço Multicultural: artes, dança, letras, músicas, teatros”, que vai além do espaço literário dando ênfase às questões culturais com a realização de exposições, contação de histórias, lançamentos de livros e apresentações artísticas organizadas em parceria com a Biblioteca. Juliana Frainer explica que esse projeto permite que “alunos e demais atuantes da comunidade possam expor suas produções”.
Por meio do projeto “Literatura – Mais vendidos”, o acervo recebe os livros mais vendidos no momento, e através dessa constante atualização estimula a curiosidade dos alunos pela leitura não apenas de livros técnicos, mas também de romance.

Visando fomentar a produção científica, a Biblioteca elaborou uma lista com todos os exemplares do setor de Periódicos, indicando sua disposição nas estantes e prateleiras para que os alunos possam ir além dos livros em suas pesquisas acadêmicas.