Evento Conversas Públicas realizado no Cesusc discute psicanálise e traumas da d

  • Data de publicação
    12 de novembro de 2013
  • Discussão
    Nenhum comentário

A Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis, mantida pelo Cesusc, realizou na última sexta-feira (dia 8), e sábado (dia 9), o evento “Conversas Públicas em Florianópolis – Projeto Clínica do Testemunho (SIG)”. Psicólogos, psiquiatras e acadêmicos da área discutiram o papel ocupado por psicanalistas no auxílio às vitimas da ditadura militar, utilizando conceitos como pertencimento, pertinência e identificação. A atividade foi dividida em dois dias.

Na sexta-feira, foi apresentado um modelo para expansão do projeto Clínica do Testemunho em Santa Catarina. Também foi discutida a experiência da Sigmund Freud Associação Psicanalítica (SIG) no Projeto Clínicas do Testemunho em Porto Alegre. As Clínicas do Testemunho, presentes nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco, auxiliam vítimas e familiares a superar traumas e a conseguir falar sobre os abusos que sofreram por contestarem o governo militar, e capacitam profissionais para lidar com o tema.

Minas Gerais e Santa Catarina também terão Clínicas do Testemunho. A Psicanalista da SIG, Marilena Deschamps Silveira, vai coordenar a vinda do projeto para o nosso estado. Para ela, “é a possibilidade de se trabalhar com um grupo de pessoas e contribuir com a reconstrução do passado, para podermos intervir no presente”.

As Clínicas do Testemunho, com o auxílio prestado às vítimas, também servem como instrumento para as Caravanas da Anistia. Ambas são projetos da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.

No sábado, profissionais que trabalham direta ou indiretamente com pessoas afetadas pela ditadura participaram de uma capacitação. Foram abordados dois temas: A história da violência na ditadura civil-militar no Brasil e seus reflexos nos dias atuais e Testemunho, trauma e repetição: desdobramentos do silêncio na esfera individual e coletiva. Para fomentar a discussão, vídeos e depoimentos foram exibidos aos participantes.

“É importante conhecer uma história que desde sempre foi silenciada. Um período histórico muito difícil. Estamos trazendo à tona, por meio de testemunhos, situações de abuso e sofrimento guardadas há muito tempo” – Explica a Psicóloga e Psicanalista Bárbara de Souza Conte, da SIG, que coordena o projeto Clínicas do Testemunho no Rio Grande do Sul.

O Projeto SIG Intervenções Psicanalíticas funciona desde março de 2010. Suas reuniões se realizam na sede da SIG, nas primeiras e terceiras terças-feiras de cada mês. São abertas aos profissionais interessados, mediante participação nas reuniões e ingresso na SIG como membro provisório.