Iº Ciclo de Palestras sobre Carreiras Jurídicas do Cesusc aponta caminhos para o

  • Data de publicação
    4 de novembro de 2013
  • Discussão
    Nenhum comentário

Na sexta-feira (1º de novembro), o Cesusc realizou o Iº Ciclo de Palestras sobre Carreiras Jurídicas. O Advogado Eduardo Lamy, o Professor Rafael Peteffi da Silva, a Juíza Dra. Adriana Mendes Bertoncini e o Promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina, Dr. Jádel da Silva Jr, contaram para os acadêmicos como é o seu dia-a-dia, e falaram um pouco dos desafios e prazeres que as respectivas carreiras jurídicas os proporcionam.

Rafael Peteffi iniciou sua fala com exemplos que vê em salas de aula, onde alunos das fases finais ainda não sabem qual sua vocação profissional. Ao contrário de buscar o autoconhecimento, o objetivo dos acadêmicos, segundo ele, é fazer todos os concursos públicos possíveis. “São os chamados ‘concurseiros’”. Ele destacou também a crescente valorização dos Professores de Direito no mundo jurídico, e explicou os diferentes tipos de docente que o mercado comporta.

Para o Advogado Eduardo Lamy, ao longo da graduação o acadêmico deve buscar suas afinidades, que terão um papel decisivo na hora de escolher uma carreira. O stress e a competitividade, segundo ele, são as principais dificuldades da advocacia. O lado positivo da profissão é a possibilidade de ajudar outras pessoas. “É importante ser feliz com o que se faz”.

As semelhanças na prática de cada carreira jurídica foram abordadas pelo Promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina, Dr. Jádel da Silva Jr. Para ele, antes de escolher uma carreira, é preciso responder à pergunta: “A quem quero servir?”.

Já a Dra. Adriana Mendes Bertoncini dedicou sua fala às provas e ao processo seletivo para quem busca o cargo de Juiz. Além das provas, a Juíza comentou outras dificuldades que fazem parte da sua rotina “É difícil ser juiz, não podemos nos submeter às pressões da população”.

Maíra Lavina está na 6ª fase do Curso de Direito Diurno. Ela ainda não tem certeza de que caminho pretende seguir depois da faculdade. Para ela, assim como para os acadêmicos presentes, “esse evento foi uma oportunidade para conhecer mais sobre as opções do mundo jurídico”.

O evento, que será realizado semestralmente, foi organizado pela Professora Cristina Bertoncini. Para ela, a grande quantidade de acadêmicos presentes reflete a importância desse evento, “pois os profissionais aqui presentes conseguiram esclarecer as dúvidas dos acadêmicos em relação às diferentes carreiras do mundo jurídico”.