A Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis, mantida pelo Cesusc, realizou ontem (dia 9) o evento “Ouro da Casa – Prata é pouco para quem vai além”.
Organizada pelo Curso de Administração, a atividade reuniu professores, alunos e egressos do Cesusc para dividir experiências das vidas acadêmicas e profissionais e honrar o Dia do Administrador.
“Na faculdade é quando começamos a virar adultos. As pessoas que fazem parte desse processo ficam marcadas para sempre” – definiu Carolina de Oliveira Silva, ex-aluna de Administração no Cesusc que atualmente concorre a uma bolsa de doutorado na Austrália.
A importância da construção de relações durante a graduação foi citada também pelos outros egressos presentes (Renata Bittencourt, Thaiana Machado, Flávio Balbinot e Felipe Mesquita), que destacaram o papel das relações com colegas de profissão para facilitar a superação de metas e objetivos.
Os ex-alunos responderam a perguntas formuladas pelos professores Kelly Cristina Costa e Gustavo Bublitz. Falaram dos momentos marcantes durante a graduação, sempre com lembranças de acontecimentos importantes e bom humor.
Para alguns, o melhor da faculdade é o ambiente acadêmico. Para outros, as gincanas e atividades extraclasse, como a participação nos Centros Acadêmicos e Empresas Jr. Segundo Gustavo Bublitz, para os professores o momento mais emocionante é a formatura, quando os futuros profissionais dão mais um passo em busca de seu sucesso, graças aos conhecimentos adquiridos na graduação. Além do orgulho pelo que já foi alcançado, fica a expectativa para o futuro, o desempenho no mercado de trabalho e a satisfação profissional.
O evento contou ainda com a participação de egressos presentes na platéia e com um vídeo feito por uma ex-aluna do Cesusc que atualmente mora na Espanha, onde trabalha na sede de um dos bancos mais importantes do mundo.
Para finalizar os debates, os egressos deram algumas dicas para os graduandos. Fazer mais do que se espera de você é um ótimo comportamento, segundo a administradora Renata Bittencourt. Pró-atividade, e a preferência por caminhos que priorizem o aprendizado são condutas profissionais, e de vida, que têm tudo para dar certo.
A valorização do currículo, o estabelecimento de metas e estratégias e a humildade também foram apontados como ingredientes fundamentais para o sucesso. “São muitos caminhos, o importante é saber aproveitar o momento que você está vivendo”, explica Flávio Balbinot, egresso da turma de 2009 e Diretor Administrativo-Financeiro do Cesusc.
Com o evento, que deverá ser realizado também nos outros cursos da Faculdade, os professores esperam que os acadêmicos percebam que a responsabilidade é de cada um, e que o sucesso é certo para quem sabe que vencer não é uma possibilidade, mas um objetivo.