Professor do Cesusc é Primeiro Colocado no IV Prêmio BRDE de Desenvolvimento

  • Data de publicação
    31 de julho de 2013
  • Discussão
    Nenhum comentário

O Professor Daniel Augusto de Souza, das disciplinas Economia I e II e Mercado de Capitais, do curso de Administração do Cesusc, foi o 1º colocado no IV Prêmio Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) de Desenvolvimento, na Categoria Economista, com o trabalho “Um estudo econométrico-espacial dos principais clusters de Santa Catarina”.

O concurso é promovido pelo BRDE, em parceria com o Conselho Regional de Economia 7ª Região/SC. A entrega do Prêmio será no dia 09 de agosto de 2013 às 13h30, no Hotel Castelmar, em Florianópolis, por ocasião do XVII Encontro dos Economistas da Região Sul (ENESUL).

O trabalho “Um estudo econométrico-espacial dos principais clusters de Santa Catarina” faz parte de um estudo do Grupo de Pesquisa em Economia Aplicada, coordenada pelo Professor Daniel Augusto de Souza, com os Professores Dr. Adriano de Amarante e MSc. Fernando Pozzobon, e os bolsistas Filipe Guilherme Ramos da Silva e Guilherme Augusto Schütz.

O objetivo geral do artigo é mapear como os principais clusters catarinenses se organizam espacialmente. O conceito de Cluster pode ser descrito como uma aglomeração espacial de atividades econômicas industriais correlatas e que por estarem concentradas em uma região apresentam ganhos com a especialização produtiva, como a redução dos custos de transporte, qualificação e difusão do conhecimento.

Os resultados encontrados são importantes para a formulação de políticas públicas que sejam pautadas no incremento da competitividade sistêmica dos clusters. “O Estado poderia, por exemplo, direcionar investimentos de infraestrutura para os clusters nascentes identificados no estudo, ou mesmo promover políticas econômicas que incentivem o encadeamento dos clusters visando alavancar ganhos”, de acordo com o artigo.