No 12 de março, é comemorado no Brasil o Dia do Bibliotecário, uma data que serve como homenagem a todos que trabalham para ajudar alunos, professores e amantes da leitura. Foi neste mesmo dia, em 1882, que nasceu Manuel Bastos Tigre, o primeiro bibliotecário concursado no Brasil e talvez um dos mais importantes. Ele foi o principal responsável por instalar no país o Sistema Dewey de Classificação Decimal, um esquema de organização bibliográfica que é utilizado até hoje.
Manuel Bastos Tigre formou-se em Engenharia, em 1906, e resolveu fazer aperfeiçoamento em eletricidade, no Estados Unidos. Foi lá que conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal. Esse encontro foi decisivo na sua vida, porque, em 1915, aos 33 anos de idade, largou a engenharia para trabalhar com biblioteconomia.
Foi jornalista, escritor, poeta, humorista e publicitário. Trouxe grande contribuição social e cultural para o Brasil, por isso, nada melhor do que a data de seu nascimento para celebrar o dia daqueles que compartilham o mesmo objetivo: disseminar informação e conhecimento a fim promover o desenvolvimento cultural e social do país.