José dos Santos Carvalho Filho palestra na primeira noite do Congresso de Direit

  • Data de publicação
    25 de outubro de 2012
  • Discussão
    Nenhum comentário

Nesta quarta feira (24), o jurista José Carvalho Filho, autor da obra Manual de Direito Administrativo, abriu os eventos do Congresso de Direito Cesusc 2012. Na palestra, que ocorreu às 20h no auditório do Cesusc, ele explicou como a cultura ética do brasileiro influencia o problema da improbidade administrativa. Segundo ele, representantes corruptos são reflexo de um povo corrupto.

De forma clara, sempre bem-humorado e fazendo gestos entusiasmados com as mãos, Carvalho Filho falou sobre mensalão, sociologia, citou Sérgio Buarque de Holanda, contou piadas e até mesmo criticou o livro 50 Tons de Cinza. Para ele, o problema da improbidade administrativa não está nas leis, pois o Direito não é suficiente para resolver a questão.

“Nós reclamamos de nossos administradores públicos, mas nos mantemos fiéis ao sistema”, criticou o jurista. “Nossos representantes são o reflexo de nossa ética social.”

A mesa diretiva foi composta pela Dretora Geral da Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis, Betina Inês Backes, o Coordenador do Curso de Direito, Prof. Rogério Duarte da Silva, a Professora de Direito Cristina Mendes Bertoncini e o acadêmico Alexandre Pinto da Luz.

O evento segue até a sexta-feira(26), com início das palestras às 19h30. Veja abaixo a programação completa.

PROGRAMAÇÃO

25/10
19h30 – Aspectos atuais do dano reflexo ou por ricochete
Rafael Pettefi

20h30 – Simulações e fraudes empresariais na partilha de bens do divórcio
Gladston Mamede

26/10
19h30 – Limites ecológicos para a globalização
Marcos Bayer

20h30 – Debate sobre a nova lei de prisões cautelares
Des. Jorge Schaefer Martins
Juiz Alexandre Morais da Costa
Promotor Jadel da Silva
Advogado Rodrigo Veiga